A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma apresentação importante de sua trajetória profissional, considerando os diversos aspectos que impactam os resultados de uma empresa na era digital e a necessidade de resiliência e adaptabilidade por parte do candidato.
Os fatores externos impactam a rotina empresarial. Por isso, cada vez mais as empresas precisam de funcionários que demonstrem capacidade resolutiva, senso de urgência e resiliência. Dessa forma, é possível alcançar seus objetivos de carreira e se comprometer com as metas da empresa.
Na condição de candidato, você deve trabalhar a sua postura e a construção de sua narrativa. Sendo assim, é relevante que não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não deixe objetos no seu colo; chegue ao local da entrevista de emprego com antecedência; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo.
No que tange a sua narrativa é viável que você leva em situações concretas para a entrevista de emprego que demonstrem a sua capacidade profissional de maneira simplificada.
Sendo assim, fale sobre sua proatividade; gestão de pessoas, de processos e de equipes; alcance de metas; bem como, destaque o seu poder de persuasão em vendas; inovação; criatividade; implementação de projetos; capacidade analítica; dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu real perfil profissional.
Equilibre as informações falando sobre seus pontos fracos de modo resolutivo. Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema específico dentro da sua área de atuação. Porém, é válido informar que está em vias de realizar a sua matrícula em uma instituição específica.
Além disso, você pode direcionar aspectos de sua personalidade. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, ao passo que deve informar que deseja realizar um curso de teatro para expandir sua comunicação.
Dessa maneira, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade; o que é muito importante para a composição da avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção no mercado atual.
Assim sendo, é importante que você adapte os pontos citados para que você evite uma postura negativa, ficando aquém do seu potencial profissional considerando a necessidade das empresas por pessoas engajadas e comprometidas no mercado de forma abrangente.