Você pode criar um processo positivo para direcionar o seu comportamento durante a entrevista de emprego através de alguns pontos relevantes no que se refere a seu comportamento e a construção de sua narrativa.
Entrevista de emprego: direcione sua experiência profissional e postura comportamental
O candidato precisa conceituar a entrevista de emprego como uma maneira de direcionamento de carreira e não como uma forma de se sentir julgado.
O que você pode dizer sobre a sua própria experiência?
Por isso, é relevante que você conheça o seu próprio currículo de maneira analítica e aprofundada para que possa destacar situações concretas. É possível que – na condição de candidato – você leve situações relevantes para a entrevista de emprego, destacando sua trajetória profissional de forma positiva.
Fale sobre situações concretas
Sendo assim, você pode falar sobre proatividade; gestão de pessoas; facilidade para construir um relacionamento entre a empresa e o cliente; direcionamento de projetos; capacidade analítica; alcance de metas, comprometimento com a empresa; elaboração de treinamentos; condução de reuniões; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.
Quais são seus pontos fracos?
Por outro lado, é importante que você destaque seus pontos negativos objetivamente. Ou seja, ao colocar uma situação negativa, coloque também uma solução. Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa tímida. No entanto, é importante que destaque o seu desejo de estudar teatro ou outro curso que possa melhorar a sua comunicação.
Adote uma postura positiva de forma orgânica durante o processo seletivo
A sua narrativa deve ser acompanhada por uma postura assertiva e participativa. Por isso, é aconselhável para o candidato que não cruze braços e pernas; tente não deixar objetos no seu colo; fale de maneira calma e controle o seu tom de voz. Tenha cuidado para não interromper os demais participantes ou o próprio entrevistador; dentre outros aspectos pertinentes ao seu comportamento durante a entrevista de emprego.
Não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual
Ao prestar atenção plena aos pontos citados o candidato pode se desenvolver e elaborar uma narrativa concreta de modo resolutivo. Visto que, ao elevar o seu nível de ansiedade durante a situação de avaliação, o candidato tende a adotar uma postura de autossabotagem profissional, ficando aquém do seu potencial profissional no mercado de trabalho atual.
Portanto, demonstrar capacidade para lidar com situações não controláveis e resiliência é fundamental para o direcionamento de uma entrevista de emprego na era digital, considerando o fluxo do mercado atual de forma ampla.