Entrevista de emprego: direcione a sua trajetória profissional de forma objetiva  - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: direcione a sua trajetória profissional de forma objetiva 

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como um direcionamento resolutivo de sua trajetória. Veja dicas!

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como um direcionamento resolutivo de sua trajetória para que alcance seus objetivos profissionais em longo prazo.

Entrevista de emprego: direcione a sua trajetória profissional de forma objetiva 

A avaliação feita pela entrevista de emprego deve contemplar os pontos fortes do candidato, já que a entrevista de emprego é uma maneira de explorar positivamente o seu currículo. Leve para a entrevista de emprego situações concretas que demonstrem seu potencial profissional, exemplificando situações vivenciadas em seus empregos anteriores.

Destaque suas experiências anteriores 

Sendo assim, fale sobre sua capacidade para gerir equipes; direcionamento de projetos; implementação de processos; atualização de sistemas; condução de reuniões; dentre outros aspectos relevantes para o direcionamento do seu perfil profissional.

Contorne seus pontos que requerem melhorias 

É viável que o candidato contorne os seus pontos fracos, por isso, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também a solução de forma orgânica. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, por exemplo, é relevante que informe o seu desejo de realizar algum curso que melhore a sua comunicação.

Conheça a cultura da organização

Conhecer a cultura da empresa é um ponto de orientação relevante para o candidato se preparar para a entrevista de emprego. Visto que uma cultura startup é mais aberta do que uma cultura tradicionalista.

Sendo assim, analise o site da organização e conheça a sua trajetória, missão, visão e valores. Dessa maneira, poderá se orientar diretamente quanto a sua postura e vestimenta através da cultura da empresa.

Adote uma postura assertiva e participativa 

O seu comportamento deve complementar a sua narrativa, por isso,  leve para a entrevista de emprego situações positivas e adote uma postura participativa. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados, não deixe bolsas no seu colo, evite atrasos e mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção.

Gesticular excessivamente também é um ponto que demonstra ansiedade excessiva. Sendo assim, é importante que tenha atenção e controle sobre os seus gestos durante a construção de sua narrativa.

Tire suas dúvidas

É viável que o candidato tire suas dúvidas no final do processo seletivo, sendo importante que questione os pontos relevantes sobre a vaga, considerando as atividades exercidas, o planejamento de carreira, a flexibilização de horário, os benefícios, dentre outros aspectos que sejam importantes para que o candidato avalie a viabilidade da contratação. Uma vez que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?