A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma de explorar positivamente o seu documento profissional, e não como um julgamento de sua personalidade.
O conceito da entrevista de emprego como um julgamento pode fazer com que o candidato fique aquém do seu potencial no mercado, considerando a necessidade de direcionamento de sua trajetória.
Sendo assim, é importante que entenda a entrevista de emprego como uma oportunidade de apresentação do seu currículo e direcione a sua narrativa e postura.
Leve para a entrevista de emprego situações vivenciadas em seus empregos anteriores que destaquem seus pontos positivos. Fale sobre sua facilidade para gerir pessoas; senso de urgência; proatividade; gestão de processos; controles internos; campanhas motivacionais; condução de treinamentos, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.
Contudo, é relevante que direcione seus pontos fracos de forma resolutiva. Por exemplo, é possível informar que não se sente à vontade para falar em público, ao passo que é importante destacar que deseja estudar teatro. Dessa forma, estará direcionando positivamente seus pontos que requerem melhorias.
A sua postura deve corroborar sua narrativa de forma orgânica. Sendo assim, evite cruzar braços e pernas; não deixe bolsas no seu colo; fale de maneira calma e tranquila; direcione o seu comportamento; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo. Além disso, é importante chegar ao local da entrevista com antecedência, trabalhar a sua respiração, dentre outros fatores que possam minimizar um comportamento ansioso.
O candidato não deve sair da entrevista de emprego com dúvidas, Por isso, faça uso do espaço cedido no final do processo seletivo e faça perguntas sobre as atividades exercidas, gestão da empresa, cultura, possibilidade de crescimento, dentre outros aspectos que são pertinentes para que possa avaliar a viabilidade da contratação.
Uma vez que essa análise deve ser feita por ambas as partes. Dessa forma, a contratação se torna uma troca justa e contributiva para todos os envolvidos. Portanto, adapte os pontos citados e não fique aquém do seu potencial de mercado. Assim, poderá alcançar seus objetivos profissionais em longo prazo através de uma postura assertiva.