Em muitos aspectos é possível se direcionar assertivamente durante uma entrevista de emprego. Entretanto, é fundamental que o candidato tenha clareza sobre o seu objetivo de carreira e conhecimento sobre os seus pontos fortes e fracos.
Para isso, é relevante que o candidato faça uma análise de forma aprofundada sobre a sua trajetória profissional. Dessa forma, o candidato poderá obter um direcionamento orgânico para que possa utilizar narrativas pertinentes a sua trajetória.
Por isso, é importante que fale sobre situações em seus empregos anteriores que amparem os seus pontos fortes, como o seu comprometimento; facilidade para se comunicar; gestão de pessoas; facilidade para construir um relacionamento com o cliente; dentre outros pontos pertinentes à sua área de atuação.
Posteriormente, o candidato pode falar sobre seus pontos fracos e direcioná-los de forma resolutiva. Por exemplo, é possível que o candidato apresente seus pontos fracos e leve uma solução.
Dessa forma, estará amparando e direcionando o seu próprio comportamento. Além disso, também pode ser importante que o candidato conheça a cultura da empresa para que possa responder diversas perguntas durante o processo.
Além disso, também é viável que o candidato evite gesticular excessivamente; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; fale de maneira controlada; evite prolongar muito a sua narrativa; chegue com antecedência ao local da entrevista de emprego etc.
Dessa forma, poderá direcionar o seu comportamento e aumentar as suas chances de sucesso ao se direcionar durante uma entrevista de emprego. É importante que o candidato adapte essas dicas ao seu objetivo profissional, de maneira que enquadre o seu comportamento à sua personalidade, fazendo uso de termos referentes a sua área de atuação, dentre outros fatores que não podem ser generalizados.
No entanto, você pode entender esses apontamentos como relevantes para que você não se comporte de maneira prejudicial para o seu objetivo profissional. Dessa forma, estará elevando suas chances de sucesso, bem como também poderá analisar a viabilidade da contratação.
Visto que é importante que o candidato não se deixe dominar pela ansiedade para que possa se comportar assertivamente e avaliar todos os pontos referentes à vaga. Visto que essa avaliação deve ser feita para que todos os envolvidos fiquem satisfeitos com o resultado do processo seletivo.