A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para o candidato se colocar positivamente no mercado de trabalho, destacando o seu diferencial profissional, por isso, é importante analisar o seu próprio currículo e direcionar a sua trajetória.
O nervosismo é comum em uma situação de avaliação. Entretanto, quando ele domina o comportamento do candidato, ele tende a ficar aquém do seu potencial. Sendo assim, é relevante que o candidato destaque a sua trajetória profissional de modo orgânico, considerando a objetividade das informações e a organização da visualização do documento.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional através de situações que exemplifiquem suas qualidades. Por outro lado, é importante que contorne seus defeitos de modo resolutivo.
Por exemplo, é possível informar que possui dificuldades para falar em público. No entanto, é relevante que destaque que deseja estudar teatro. Dessa forma, poderá se colocar positivamente, apresentando uma solução imediata.
No que tange aos seus pontos fortes, reforce-os através de situações concretas. Sendo assim, fale sobre sua proatividade; facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; capacidade analítica; implementação de projetos; construção da relação entre a marca e o cliente; inovação; criatividade; controle de agendas; condução de reuniões e treinamentos. entre outros aspectos que sejam relacionadas às suas atividades profissionais anteriores.
A sua postura é multifatorial. Por isso, é importante que adote um comportamento participativo para que evite uma postura de autossabotagem profissional. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; mantenha o seu tom de voz calmo. É importante que mantenha contato visual de forma orgânica com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.
Além disso, evite atrasos e não deixe objetos no seu colo. Certamente, esses pontos são de grande valia para que alcance o seu objetivo de modo orgânico no mercado de trabalho atual.
Visto que estará evitando uma postura negativa de autossabotagem profissional que ocorre muitas vezes de forma inconsciente por conta do excesso de nervosismo. Portanto, a atenção aos seus gestos e comportamento pode te ajudar a se acalmar e se colocar positivamente, evitando ficar aquém do seu potencial profissional.