O candidato deve se direcionar durante a entrevista de emprego de modo resolutivo, considerando diversos fatores que impactam o resultado do processo seletivo.
A postura do candidato é multifatorial. Por isso, é importante que considere os diversos pontos considerados para a análise do seu direcionamento e destaque o potencial de sua trajetória profissional.
É importante que tenha clareza sobre quais são seus objetivos no mercado; bem como sobre pontos resolutivos de seus empregos anteriores. Dessa forma, será possível destacar suas qualidades organicamente.
Além disso, o candidato deve ter clareza sobre quais são os pontos de sua personalidade e histórico profissional que requerem melhorias. Dessa forma, o candidato fica preparado para responder aos questionamentos sobre qualidades e defeitos, dentre outros aspectos de seu histórico profissional.
É importante que fale sobre sua proatividade; gestão de pessoas; capacidade analítica; senso de urgência; facilidade para lidar com metas; direcionamento de fluxos; proatividade; dentre outros aspectos que sejam relacionados à sua vivência profissional.
Ao passo que é importante que apresente o seu defeito de maneira resolutiva. Por exemplo, você pode informar que se entende como uma pessoa tímida, porém, deve informar que pretende realizar um curso voltado para a expansão de sua comunicação.
A sua postura também transmite uma mensagem importante para o profissional de recrutamento e seleção. Por isso, é importante que você direcione o seu comportamento, juntamente com os pontos citados, durante a elaboração de sua narrativa.
Sendo assim, não cruze os braços; fale de maneira calma e tranquila; cada seja possível, não chegue atrasado e se familiarize com o ambiente, chegando alguns com minutos de antecedência ao local. Além disso, não deixe objetos no seu colo e mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção.
Analisar o site da empresa também pode ser de grande valia para o candidato, já que é uma maneira de saber responder aos questionamentos feitos durante o processo seletivo; bem como é uma forma de avaliar a viabilidade da contratação, já que essa avaliação deve ser feita por todas as partes envolvidas.
Não menos importante, o candidato deve saber direcionar a sua narrativa organicamente, sendo primordial que adapte os pontos citados para que customize seu processo seletivo de modo resolutivo e natural; o mais importante é que evite uma postura negativa para que não fique aquém do seu potencial profissional.