A entrevista de emprego pode ser uma situação de tensão para muitos candidatos, entretanto, é uma oportunidade para que você direcione a sua trajetória profissional.
Sendo assim, é importante que você saiba se posicionar de forma ativa e tenha clareza sobre suas respostas. Por isso, a elaboração da sua narrativa é um foco importante para que você consiga se direcionar de forma positiva dentro de um processo seletivo.
Não há respostas corretas dentro de uma entrevista de emprego; o que ocorre é que o selecionador precisa conhecer você de uma forma mais aprofundada. Por isso, são feitas perguntas pertinentes à sua vida profissional, bem como sobre a sua personalidade. Dessa forma, quanto mais você obtiver autoconhecimento profissional, mais assertivas serão as suas respostas.
No entanto, essa assertividade deve ocorrer de forma natural. Sendo assim, é relevante que você conheça quais são os resultados obtidos por você em seus empregos anteriores; bem como, é importante que você saiba quais são os seus defeitos.
No entanto, é muito importante que você contorne situações negativas de forma resolutiva. Por exemplo, caso você se veja como uma pessoa muito detalhista, você pode colocar que tem trabalhado o seu perfeccionismo para que você possa produzir efetivamente; ou ainda, caso você se coloque como uma pessoa tímida, você pode descrever que busca realizar um curso de teatro para melhorar a sua comunicação.
Além disso, é importante que você conheça a cultura empresarial. Pois, esse conhecimento te apoiará em perguntas relevantes, como quando o profissional de recrutamento e seleção te questionar o motivo pelo qual você gostaria de trabalhar na empresa.
Esse tipo de resposta pode ser iniciada através da compatibilidade entre seus valores e os valores da empresa. Por isso, analise o site da instituição para que você direcione diversas respostas de forma natural durante o processo seletivo.
Além disso, você também pode informar em que você acredita que a empresa agregaria positivamente na sua carreira; bem como, qual é a sua contribuição profissional, em contrapartida. Dessa forma, você estará se direcionando ativamente e se colocando como uma pessoa que se conhece de forma natural.
Além disso, fatores pertinentes ao comportamento também são avaliados. Por isso, evite gesticular em excesso; não cruze os braços e pernas; procure controlar o seu tom de voz e trabalhe a sua respiração. Certamente esses pontos são de grande valia para que você direcione a sua carreira, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.