A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma forma objetiva de direcionamento de suas competências e habilidades dentro da dinâmica do mercado atual.
Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento de suas habilidades e competências
Por isso, o candidato precisa se preparar através da análise do seu próprio currículo e do direcionamento do seu comportamento.
Ao se colocar positivamente durante a entrevista de emprego, o candidato eleva suas chances de sucesso de forma orgânica. Por isso, é muito importante não se deixar dominar pela ansiedade da situação de avaliação.
Destaque sua experiência profissional
Ao apresentar situações concretas durante o processo seletivo, é importante para o candidato destacar suas qualidades e competências. Além disso, é necessário que seja resolutivo ao falar sobre pontos que requerem melhorias.
Por exemplo, apresente situações vivenciadas e características profissionais, como senso de urgência; proatividade; resiliência; facilidade para gerir pessoas; liderança de projetos e equipes; otimização de fluxos; gestão de eventos; validação de dados; implementação de sistemas; elaboração de indicadores; condução de reuniões etc.
Seja resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos
Ao falar sobre uma situação que pode ser entendida como um defeito, é necessário que apresente uma solução.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, é válido ressaltar que pretende realizar um curso de teatro.
Adote uma postura participativa
O seu comportamento precisa corroborar a sua narrativa, pois a maneira como o candidato se comporta durante o processo seletivo, transmite uma mensagem relevante para o profissional de recrutamento e seleção.
Sendo assim, é viável que não se atrase; trabalhe a sua respiração; não cruze braços e pernas; evite gestos excessivos; controle o tom da sua voz; fale de maneira tranquila; não deixe objetos no seu colo e tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo seletivo.
Conheça a cultura da empresa e avalie os valores envolvidos
A análise sobre a cultura da empresa pode ser um ponto de apoio para o candidato no que tange ao seu comportamento, haja vista, uma cultura startup tende a ser mais aberta, quando comparada com uma cultura tradicional.
Além disso, essa análise também é válida para que o candidato avalie a compatibilidade dos perfis. Visto que é necessário que todos os envolvidos no processo seletivo analisem as objetividades e os valores envolvidos.
Dessa forma, poderá direcionar suas competências e destacar suas habilidades, alcançando seus objetivos profissionais dentro da dinâmica do mercado atual.