Empregos

Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento assertivo do candidato

Uma entrevista de emprego requer um direcionamento por parte do candidato. Dessa forma, é possível direcionar a sua carreira profissional, ainda que seja algo resolutivo em longo prazo. 

Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento assertivo do candidato

Através do direcionamento pessoal, é possível que o candidato demonstre a sua capacidade de forma orgânica. Sendo assim, é fundamental que o candidato se comporte estrategicamente para que possa direcionar o fluxo da entrevista de emprego de maneira orgânica.

Tenha atenção a alguns pontos inerentes à situação de avaliação

 Por isso, é importante que se atente a alguns pontos inerentes à situação de avaliação. É importante que conheça os pontos fortes de sua trajetória para que possa levar para a entrevista de emprego resultados de projetos, implementações,  sugestões e melhorias feitas por você em seus empregos anteriores.Portanto, esse autoconhecimento é primordial. 

Pontos fortes e pontos de melhoria

Além disso, é importante também que conheça seus pontos de melhoria, chamados de “pontos fracos”. Podem ser pontos que requerem atenção, e não exatamente fraquezas. É importante que o candidato se atente a sua postura corporal, que por sua vez, também é composta de muitos fatores intangíveis.

Postura corporal e controle de tom de voz

Sendo assim, mantenha contato visual com o seu entrevistador, trabalhe a sua respiração, evite cruzar braços e pernas, bem como, é importante que evite colocar objetos em seu colo e busque controlar o seu tom de voz. Certamente esse controle pode ser feito através da atenção plena ao que você mesmo diz.

Vários fatores comportam o resultado de uma entrevista de emprego

Sendo assim, são vários fatores que comportam o resultado de uma entrevista de emprego. Além disso, é muito importante que você conheça a cultura da empresa.

Cultura startup ou tradicionalista?

Visto que uma cultura Startup ou tradicionalista podem requerer posturas diferenciadas. Certamente esses pontos são relevantes para que você direcione a sua carreira profissional, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Construção de sua narrativa

Outro ponto importante, é a construção de sua narrativa. Para que você construa a sua narrativa de maneira assertiva é importante que se aprofunde no que diz respeito às suas experiências. Isso quer dizer que deve se atentar aos pontos resolutivos de suas experiências.

Tenha uma postura aberta, participativa e resolutiva

Dessa forma, poderá se direcionar assertivamente durante a entrevista de emprego por meio de uma postura aberta, participativa e resolutiva. Pode ser útil fazer uso do espaço para perguntas ao final do processo seletivo, de maneira que você não saia da entrevista de emprego com nenhuma dúvida.