É importante que o candidato se direcione durante a entrevista de emprego de maneira orgânica e positiva, de modo que adote uma postura participativa de forma natural.
Sendo assim, é relevante que estude a sua própria trajetória e analise situações pelas quais você vivenciou, de modo que você possa levá-las para a entrevista de emprego.
Exemplifique situações que reforcem a sua proatividade; capacidade analítica; gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; senso de urgência; ministração e elaboração de treinamentos; construção do relacionamento da empresa com o cliente; inovação; criatividade; implementação sistêmica; poder de persuasão e vendas; alcance de metas, dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.
É importante que o candidato também tenha clareza sobre seus defeitos. Por isso, é relevante apontar seus defeitos de maneira resolutiva. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, o candidato deve informar que deseja realizar um curso de teatro. Dessa forma, o candidato estará direcionando uma resolução natural para a situação.
A adoção de uma postura positiva também é relevante dentro do processo de posicionamento pessoal do candidato durante a entrevista de emprego. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; evite gesticular excessivamente; leve para a entrevista de emprego situações concretas de maneira orgânica e mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo a sua entrevista de emprego.
Decerto, o site da empresa pode ser uma fonte de diversas informações relevantes. Por isso, é aconselhável ao candidato que verifique a trajetória da organização e conheça a sua missão, visão e valores.
Certamente, conhecer a trajetória da empresa é de grande valia para que o candidato se prepare de modo abrangente e se sinta mais confiante durante o processo seletivo.
Além de se preparar para responder aos questionamentos feitos durante o processo seletivo, o candidato também pode analisar a viabilidade da contratação, considerando os valores envolvidos e as objetividades. Uma vez que é necessário que essa avaliação seja feita por todos os envolvidos.
Por isso, o processo de recrutamento e seleção é uma apresentação importante para o candidato, e não uma espécie de julgamento de sua personalidade. Dessa forma, o candidato estará melhor preparado para alcançar seus objetivos de carreira em longo prazo, evitando ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho.