O candidato precisa de preparação para uma entrevista de emprego. No entanto, é comum que excelentes profissionais não sejam bons candidatos, o que torna a avaliação feita durante o processo seletivo um processo contraproducente.
Entrevista de emprego: dicas para o candidato demonstrar suas qualidades profissionais
A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato possa se apresentar pessoalmente, explorando os pontos atrativos do seu currículo. Por isso, é relevante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação e não como um julgamento pessoal.
Infelizmente, excelentes profissionais não conseguem demonstrar a sua capacidade para o mercado de trabalho e o seu comprometimento com o seu profissionalismo durante a entrevista de emprego. Visto que o candidato pode se deixar dominar pelo nervosismo, ficando aquém de todo o seu potencial profissional.
Não se deixe dominar pela ansiedade
Por isso, é necessário que o candidato se prepare, já que a entrevista de emprego é uma oportunidade também para que a empresa conheça melhor a sua trajetória profissional.
Sendo assim, quando o candidato não consegue demonstrar o seu potencial, dificilmente a entrevista de emprego ocorre de uma maneira correta, de forma que a avaliação não será justa; já que o profissional de recrutamento e seleção poderá avaliar uma parte pequena da realidade profissional do candidato.
Linguagem corporal
Sendo assim, é relevante que o candidato se atente no que diz respeito ao seu comportamento no processo seletivo. Uma vez que o seu corpo transmite uma mensagem importante por meio de sua linguagem corporal. Sendo assim, evite cruzar os braços; não gesticule excessivamente; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo; controle o seu tom de voz, dentre os aspectos pertinentes a uma postura profissional positiva.
Pontos e fortes, fracos e soluções
Além disso, não menos importante, o candidato também deve conhecer de maneira aprofundada o seu currículo para que possa levar para entrevista de emprego situações concretas que corroborem os seus pontos fortes.
Por outro lado, também deve equilibrar os seus pontos fortes, falando sobre seus pontos fracos. Entretanto, sugerimos que contorne o seu ponto fraco com uma solução. Por exemplo, você pode relatar que se vê como uma pessoa tímida. Porém, pretende fazer um curso de teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional, não ficando aquém do seu potencial.
Demonstre sua capacidade profissional
Lembre-se de que na condição de candidato, ao adotar uma postura sabotadora, você torna o processo criativo desigual e evita que a empresa conheça a sua capacidade profissional. Por isso, é importante que o processo ocorra de forma natural para que você consiga demonstrar o seu profissionalismo durante a entrevista de emprego, não se deixando dominar pela ansiedade inerente à uma situação de avaliação.