A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento e autoavaliação por parte do candidato para que ele consiga se direcionar de modo assertivo e resolutivo, alcançando seus objetivos de carreira e evitando adotar uma postura de autossabotagem profissional.
Entrevista de emprego: dicas para o candidato adotar uma postura positiva durante a o processo seletivo
Quando o nervosismo domina o comportamento do candidato, ele pode ficar aquém do seu potencial. Por isso, é importante dominar a ansiedade para que consiga evitar uma postura negativa, considerando a volatilidade do mercado atual e a urgência das empresas por contratarem profissionais resilientes e objetivos.
Demonstre facilidade de se adaptar a diversas situações
O candidato que se colocar no mercado de modo resiliente pode elevar suas chances de sucesso. Haja vista que a facilidade de se adaptar a diversas situações é algo necessário para todas as empresas em todos os segmentos de atuação.
Adote uma postura assertiva
Por isso, é importante que o candidato tenha clareza sobre quais são seus objetivos no mercado e adote uma postura assertiva. Sendo assim, evite cruzar braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não deixe a bolsa ou mochila no colo; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção. Caso seja possível, não chegue atrasado e tenha cuidado para não interromper os demais participantes, no caso de participar de uma entrevista de emprego coletiva.
A sua narrativa deve ser construída com base no seu currículo
A sua narrativa deve ser construída com base no seu currículo. Por isso, é importante que analise suas vivências anteriores e fale sobre situações concretas que corroborem sua proatividade; facilidade para lidar com processos; acompanhamento de projetos; gestão de pessoas; inovação; criatividade; relacionamento com o cliente; dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu real perfil profissional.
Fale sobre seus defeitos de maneira resolutiva
Por outro lado, fale sobre seus defeitos de maneira resolutiva. Por exemplo, é possível que você se coloque como uma pessoa tímida, porém, pode informar que deseja estudar teatro para ampliar sua comunicação. Além disso, pode reforçar que precisa elevar o seu nível de conhecimento sobre um determinado sistema, porém, já está em vias de realizar um curso específico.
Adapte os pontos citados e demonstre o seu potencial
Por fim, essas dicas são adaptáveis, porém, são pontos relevantes para que o candidato consiga evitar uma postura negativa, ao não colocar o seu potencial de mercado no processo de recrutamento e seleção.