O sucesso do candidato na entrevista de emprego depende de muitos fatores, no entanto, o principal deles é que a sua postura seja assertiva e genuína.
Entrevista de emprego: dicas para direcionar o seu comportamento e analisar suas qualidades e defeitos
Para minimizar a ansiedade da avaliação durante a entrevista de emprego, o candidato deve se colocar positivamente no processo, considerando seus pontos fortes e direcionando-os de forma objetiva.
Durante a entrevista de emprego é comum que o candidato seja questionado sobre qualidades e defeitos. Por isso, é importante que pense sobre os principais fatores que compõem a sua carreira para direcioná-los objetivamente.
Seja resolutivo ao destacar suas experiências
É viável ressaltar pontos específicos, como sua facilidade para lidar com pressão; poder de persuasão em vendas; capacidade analítica; implementação de projetos; gerenciamento de processos; gestão de equipes; implementação de políticas internas; construção do relacionamento com o cliente; acompanhamento de ações de marketing digital etc.
Além disso, o candidato deve contornar seus pontos fracos. Isso significa que ao falar sobre uma situação que requer melhoria, o candidato deve se colocar positivamente no processo de forma resolutiva. Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, no entanto, é válido ressaltar que pretende realizar um curso de teatro.
Adote uma postura participativa
A sua postura é um ponto muito importante para corroborar a sua narrativa. Sendo assim, na condição de candidato, não cruze braços e pernas; evite gesticular excessivamente; controle o tom da sua voz; fale de maneira tranquila; seja assertivo nas suas respostas e mantenha contato visual com a gestão do processo.
Conheça a cultura da empresa
Além disso, pode ser importante conhecer a cultura da empresa e analisar os valores envolvidos. Já que a cultura da empresa é um ponto de grande valia para que o candidato obtenha uma orientação indireta sobre a melhor postura e direcionamento. Pois, uma cultura startup pode ser bastante diferente de uma cultura tradicional.
Ao obter esse direcionamento indireto, o candidato também poderá avaliar os valores envolvidos. Já que a entrevista de emprego deve ser um momento de avaliação para ambas as partes, de modo que a contratação seja o resultado de uma troca genuína e efetiva entre as partes envolvidas.
Portanto, enquanto candidato, é necessário analisar a empresa, considerada o seu próprio currículo como a base do processo, assim sendo, poderá obter clareza quanto às suas qualidades e defeitos de modo resolutivo.