Entrevista de emprego: dicas para direcionar a sua postura e narrativa - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: dicas para direcionar a sua postura e narrativa

O convite para uma entrevista de emprego é resultado de um currículo bem elaborado. Confira dicas para o candidato!

O convite para uma entrevista de emprego é resultado de um currículo bem elaborado, por isso, ao receber esse convite o candidato deve ter clareza de que o seu perfil atende a necessidade da empresa.

Entrevista de emprego: dicas para direcionar a sua postura e narrativa

A entrevista se refere à uma parte importante desse processo. Quando o candidato conceitua a entrevista de emprego como um julgamento de sua personalidade, ele tende a ficar aquém do seu potencial. 

Isso porque o conceito da entrevista de emprego como uma forma de análise negativa pode fazer com que o candidato perca a sua espontaneidade e adote uma postura de autossabotagem.

Um novo conceito e exemplos de situações positivas

Sendo assim, é importante que tenha o conceito de que a entrevista de emprego é uma etapa necessária para alinhar objetivos e conhecer melhor a sua trajetória profissional. Leve para a entrevista situações que reforcem o seu potencial por meio de exemplos. Além disso, é necessário que equilibre as informações, ao falar sobre seus pontos fracos, criando situações e demonstrando resoluções.

Leve soluções para seus pontos fracos de forma orgânica 

Por exemplo, é possível que se conceitue como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante que destaque o seu desejo de estudar algo voltado para a expansão de sua comunicação. Dessa forma, irá demonstrar senso de urgência e resolução. Além disso, leve para a entrevista de emprego situações que exemplifiquem suas qualidades e direcione a sua postura.

Adote uma postura assertiva e participativa durante o processo seletivo

A postura do candidato transmite uma mensagem por meio de seu comportamento. Por isso, evite uma postura fechada e destaque a sua trajetória durante uma narrativa bem elaborada.

Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e clareza sobre sua objetividade no mercado; o que pode ser o seu diferencial profissional, considerando que o seu comportamento será genuíno, bem como a avaliação feita profissional que conduz o processo de seleção.

Evite ficar aquém do seu potencial

É aconselhável que o candidato mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo, não cruze os braços, evite gesticular durante a sua narrativa e seja objetivo nas suas respostas. Certamente, a sua personalidade deve ser considerada durante a entrevista de emprego.

Entretanto, os apontamentos citados objetivam que evite uma postura negativa para que  o processo seletivo ocorra de maneira positiva para ambas as partes, permitindo as devidas avaliações e construindo uma relação positiva entre as partes envolvidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?