A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato apresente a sua trajetória profissional de maneira resolutiva. Por isso, é importante que o candidato domine o seu próprio comportamento, de modo que evite adotar uma postura negativa.
O nervosismo é inerente a uma situação de avaliação. Por isso, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com esse fator durante o processo seletivo. Todavia, quando o candidato se deixa dominar por essa sensação, pode alimentar um ciclo de autossabotagem que prejudica a sua carreira profissional em longo prazo.
Sendo assim, é relevante que fale sobre suas vivências anteriores de maneira orgânica. Por isso, é aconselhável que estude o seu próprio currículo e verifique situações concretas que reforcem seus pontos positivos, bem como, deve conhecer os seus pontos fracos.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem sua produtividade; gestão de pessoas; senso de urgência; capacidade de lidar com pressão; alcance de metas; poder de persuasão; elaboração de treinamentos; atendimento ao cliente; inovação. Além de resultados concretos de projetos e implementações feitas por você em suas vivências profissionais anteriores.
Além disso, é importante que o candidato adote uma postura assertiva e direcionada. Sendo assim, evite cruzar braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não deixe bolsas ou mochilas no seu colo. Se for possível, chegue mais cedo ao local da entrevista de emprego e se familiarize com o ambiente.
Conhecer seus pontos fracos também faz parte de uma correta preparação para que possa direcionar a sua apresentação durante a entrevista de emprego. Sendo assim, apresente uma solução para cada apontamento negativo que você fizer. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, é importante destacar que deseja realizar um curso voltado para expandir sua comunicação.
Além disso, você deve reforçar o seu autoconhecimento profissional de maneira orgânica através da autoanálise direcionada sobre seus defeitos e qualidades.
Analisar a cultura da organização também é um ponto de extrema valia para que o candidato obtenha sucesso durante a entrevista de emprego. Visite o site da empresa, verifique quais são os seus valores e entenda melhor a sua trajetória.
Certamente, será de grande importância para que responda aos questionamentos feitos durante a entrevista de emprego; bem como é uma maneira de analisar a compatibilidade da contratação, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos.