A entrevista de emprego requer um direcionamento assertivo por parte do candidato, sendo assim, considere a entrevista como uma oportunidade de explorar positivamente o seu currículo.
Entrevista de emprego: dicas objetivas para o candidato
Quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade da situação de avaliação, ele tende a ficar aquém da sua capacidade no mercado. Por isso, considere a entrevista como parte resolutiva do seu processo e direcione a sua postura dentro da dinâmica do mercado atual. Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial dentro do mercado de trabalho, reforçando suas qualidades e competências.
Destaque suas experiências
Sendo assim, fale sobre sua facilidade para realizar a gestão de pessoas; senso de urgência; direcionamento de projetos; elaboração de treinamentos; controles internos; construção do relacionamento com o cliente; direcionamento de projetos; inovação; entre outros aspectos relevantes para analisar o seu perfil profissional.
Seja resolutivo
Por outro lado, equilibre as informações, ao falar sobre uma situação negativa, apresente uma solução de forma orgânica. Por exemplo, ao se colocar com uma pessoa que sente dificuldades para falar em público, destaque que pretende melhorar a sua comunicação através de um curso de teatro. Ou ainda, é possível destacar que precisa se atualizar quanto a algum sistema dentro da sua área de atuação, contudo, já está realizando cotações para agregar esse conhecimento.
Adote uma postura participativa
O seu comportamento precisa corroborar da sua narrativa de maneira natural. Sendo assim, não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; seja assertivo nas suas respostas; não deixe objetos no seu colo; evite gestos excessivas durante as suas respostas; tenha cuidado para não interromper o gestor do processo, ao se lembrar de algo que não foi dito anteriormente.
Conheça o site da organização
Conhecer o site da empresa e analisar os valores envolvidos é um ponto importante para o candidato, já que através da missão, visão e valores da empresa é possível entender melhor sua cultura e direcionar o seu comportamento.
Contudo, além disso, esse é um ponto para o direcionamento indireto para o candidato sobre a melhor maneira de se comportar e também é uma forma prática de analisar a viabilidade da contratação, considerando as objetividades envolvidas. Pois é necessário que o candidato avalie a viabilidade da vaga, assim como a empresa, de modo que a contratação seja parte de um fluxo genuíno entre as partes.