É importante que o candidato entenda a entrevista de emprego como uma oportunidade relevante para o direcionamento de sua carreira em longo prazo. Dessa forma, poderá destacar seus pontos fortes e controlar seus pontos fracos.
Entrevista de emprego: destaque seus pontos fortes e contorne seus pontos fracos
O profissional de recrutamento e seleção precisa conhecer o candidato de maneira aprofundada. Por isso, a entrevista de emprego é uma oportunidade para o alinhamento dos perfis. Sendo assim, adote uma postura participativa de modo natural durante o processo seletivo, evitando cruzar braços e pernas, falando de maneira tranquila e se direcionando assertivamente. É relevante que o candidato chegue mais cedo ao local marcado para entrevista de emprego. Dessa forma, poderá se familiarizar com o ambiente e trabalhar a sua respiração.
Equilibre as informações de forma resolutiva
Destacar seus pontos positivos organicamente é aconselhável para o candidato. Para isso, deve exemplificar situações de seus empregos anteriores relacionando seus pontos fortes. Por exemplo, fale sobre sua capacidade para lidar com metas; comprometimento com a empresa; gestão de pessoas; direcionamento de projetos; otimização de fluxos; construção do relacionamento entre a empresa e os clientes; campanhas motivacionais; dentre outros aspectos importantes para o direcionamento do seu perfil dentro do mercado de trabalho atual.
Fale sobre seus pontos fracos de modo resolutivo. Sendo assim, apresente uma solução para cada comportamento negativo que fizer. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque o seu desejo de estudar teatro, por exemplo. Dessa forma, estará contornando uma situação que requer melhorias, elevando o seu potencial, considerando a facilidade para lidar com os pontos que requerem resoluções específicas.
Adote uma postura participativa
Destacar o seu comportamento de maneira orgânica e objetiva é fundamental. Sendo assim, não cruze braços e pernas; não deixe objetos no seu colo; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo; tenha cuidado para não gesticular excessivamente enquanto constrói a sua narrativa. É importante que o candidato faça o uso do espaço cedido no final do processo seletivo, analisando a viabilidade da contratação, considerando a dinâmica do mercado atual.
Tire suas dúvidas
Sendo assim, faça perguntas relevantes sobre a vaga em questão, considerando as atividades exercidas; as possibilidades de crescimento; a flexibilidade de horários; dentre outros aspectos importantes para que avalie a viabilidade da contratação. Uma vez que essa avaliação é pertinente a todos os envolvidos. Porém, o candidato se sentirá à vontade para realizar esse tipo de análise ao se colocar positivamente de modo natural.