É muito importante que o candidato direcione o seu comportamento durante a entrevista de emprego para que possa lidar com a volatilidade do fluxo de recrutamento e seleção das empresas. Haja vista que o mercado impacta diretamente na maneira como as empresas se posicionam para o seu cliente interno e externo.
Entrevista de emprego: destaque os pontos fortes do seu currículo de forma orgânica
A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato se colocar positivamente destacando os pontos fortes do seu currículo. Entretanto, para muitas pessoas a situação de avaliação é uma fonte de estresse e nervosismo.
Tenha atenção a alguns pontos que se referem ao seu comportamento e narrativa
Sendo assim, é relevante que o candidato não se deixe dominar por esse nervosismo ao se atentar plenamente a alguns pontos que se referem ao seu comportamento e narrativa.
Adote uma postura positiva
É relevante que durante a sua apresentação na entrevista de emprego o candidato não cruze os braços; não gesticule de maneira excessiva; controle o seu tom de voz; procure chegar com antecedência ao local marcado para o processo seletivo; mantenha contato visual com o condutor do processo de recrutamento e seleção, dentre outros aspectos que sejam pertinentes.
Construa uma narrativa assertiva e direcionada
A sua narrativa deve ser construída com base na sua trajetória profissional. Por isso, analise o seu próprio currículo e verifique quais são as situações que possam demonstrar o seu comprometimento com a visão da empresa; facilidade para gerir equipes; otimização de processos; acompanhamento de fluxos; direcionamento de metas; gestão de pessoas; criatividade, dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.
Fale sobre seus defeitos de maneira resolutiva
No entanto, você deve equilibrar as informações falando sobre situações que demonstrem seus defeitos de maneira resolutiva. Por isso, é aconselhável que o candidato direcione uma resolução para cada apontamento negativo que fizer sobre a sua trajetória profissional.
Por exemplo, o candidato pode relatar que possui dificuldade para falar em público, e que isso já o atrapalhou quando precisou ministrar um treinamento. Porém, deve informar que pretende realizar um curso de teatro, pois entende a necessidade de melhorar sua comunicação.
É importante que o candidato faça adaptações dos pontos citados
Sendo assim, é importante que o candidato faça adaptações dos pontos citados e eleve a sua chance de sucesso no mercado de trabalho, ao não se deixar dominar pelo nervosismo da situação.