É importante que o candidato adote uma postura participativa durante a entrevista de emprego para que o processo seja resolutivo de forma orgânica.
Entrevista de emprego: destaque o seu perfil de forma resolutiva
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para uma análise inicial do perfil do candidato. Por isso, é importante que a apresentação feita pelo candidato contribua para que a avaliação feita pela empresa seja correlata ao seu real perfil profissional, visto que um excelente profissional, pode não ser um bom candidato.
Destaque a sua trajetória de forma objetiva e sucinta
Para direcionar a sua postura, é necessário destacar a sua trajetória profissional de maneira objetiva. É relevante que fale sobre situações concretas vivenciadas em seus empregos anteriores.
Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para lidar com metas; direcionamento de projetos; implementação de sistemas; gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; direcionamento de processos; senso de urgência; dentre outros aspectos importantes para uma análise sobre o seu perfil profissional.
Direcione a sua postura de forma orgânica durante o processo seletivo
Além disso, o direcionamento de sua postura é outro fator importante para que a análise feita pela empresa seja resolutiva. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; evite atrasos; não gesticule excessivamente; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo e tenha assertividade nas suas respostas.
Analise a cultura da empresa
Conhecer a cultura da empresa também é um ponto muito importante para o candidato. Visto que, dessa forma, ele poderá se orientar indiretamente quanto a sua vestimenta e postura, considerando que uma empresa que possui uma cultura startup é mais informal, quando comparada com uma empresa tradicional, portanto, essa análise pode ser muito importante.
Avalie a viabilidade da contratação
Além disso, analisar a missão, a visão e os valores da organização pode direcionar o candidato para que possa se posicionar sobre a viabilização da contratação, já que a análise sobre os valores envolvidos deve ser feita por ambas as partes, para que a contratação se torne parte de um processo genuíno e mútuo.
Não saia da entrevista de emprego com dúvidas
Não menos importante, é viável que o candidato tire suas dúvidas no final do processo seletivo, realizando perguntas sobre a vaga, as atividades exercidas, a possibilidade de crescimento, a cultura da organização, dentre outros aspectos importantes para que essa avaliação seja complementada pelos fatores anteriormente citados.