Você pode obter sucesso em uma entrevista de emprego ao direcionar o seu comportamento e analisar os valores empresariais envolvidos. Por isso, é importante que o candidato conheça a cultura da empresa e tenha atenção na construção da sua narrativa durante o processo seletivo.
Entrevista de emprego: demonstre seu potencial profissional através de uma postura direcionada
A entrevista de emprego pode fazer com que os candidatos fiquem aquém do seu potencial, já que muitas pessoas não se sentem à vontade quando avaliadas.
Conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade
Entretanto, é possível direcionar o processo para que seja positivo para o candidato, de modo que a entrevista seja uma oportunidade para o candidato apresentar os pontos positivos do seu currículo.
Conheça a cultura da empresa
Analisar a cultura da empresa é importante para o candidato direcionar o seu comportamento dentro do cenário da organização. Por isso, o candidato que conhecer a história da empresa, bem como, a sua missão, visão e valores, poderá adaptar a sua vestimenta para respeitar a cultura organizacional; ao passo que também poderá avaliar a viabilidade da contratação, visto que é importante que os valores sejam correlatos entre as partes.
Conheça os pontos fortes de sua trajetória e direcione a sua narrativa
Além disso, o candidato também deve construir uma narrativa assertiva, considerando os pontos fortes de sua própria trajetória.
Contorne seus pontos fracos de modo resolutivo
Por isso, é importante falar sobre situações concretas que corroborem seus valores profissionais; ao passo que também é importante conhecer seus pontos fracos, de modo que possa contorná-los. Por exemplo, o candidato pode falar sobre sua timidez, porém, pode informar que deseja estudar teatro para melhorar sua comunicação.
Adote uma postura participativa e evite gestos que demonstrem nervosismo
A sua postura corporal transmite uma mensagem importante, juntamente com a sua narrativa. Por isso, é importante que o candidato adote uma postura participativa e evite gestos que demonstrem nervosismo.
Diversos aspectos demonstram um comportamento ansioso
Por exemplo, não cruze os braços e pernas; mantenha contato visual com o condutor do processo seletivo; procure controlar o seu tom de voz, falando de maneira calma; não deixe objetos em seu colo, dentre outros aspectos que demonstram um comportamento ansioso.
Evite adotar um comportamento autossabotador
Dessa forma, o candidato poderá evitar um comportamento autossabotador e poderá demonstrar o seu potencial dentro do mercado de trabalho atual, considerando a necessidade da empresa e seus objetivos profissionais em longo prazo.