É possível que você alcance os seus objetivos profissionais, considerando o seu direcionamento durante uma entrevista de emprego. Por isso, na condição de candidato, você deve se atentar a sua postura e a composição de sua narrativa.
Entrevista de emprego: confira alguns fatores relevantes no comportamento do candidato
A avaliação do candidato durante o processo seletivo é multifatorial. Entretanto, há alguns fatores pertinentes ao comportamento do candidato no decorrer de uma entrevista de emprego que podem destacá-lo de maneira positiva ou negativa.
É comum que excelentes profissionais não consigam demonstrar o seu potencial de mercado durante um processo seletivo. Haja vista que uma entrevista de emprego é uma situação de avaliação e esse fato pode fazer com que o profissional – na condição de candidato – não consiga se direcionar assertivamente.
Explore o seu currículo de forma positiva
No entanto, é relevante que conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade de explorar positivamente o seu currículo; bem como é uma apresentação sua para a empresa. Dessa forma, considere que o profissional de recrutamento e seleção possui apenas o momento da entrevista para poder avaliar amplamente o seu perfil.
Comportamento e narrativa
Por isso, é pertinente que se atente aos seus gestos e aos fatores que compõem a sua narrativa. Por exemplo, não gesticule excessivamente; evite manter os braços cruzados; evite balançar as pernas enquanto fala; bem como, mantenha contato visual com o profissional que estiver lhe entrevistando. Se for possível, não deixe objetos em seu colo durante o processo, dentre outros fatores pertinentes a um comportamento ansioso.
Autoconhecimento profissional
A construção da sua narrativa requer autoconhecimento profissional. Por isso, é importante que você construa a sua narrativa com base no seu currículo através da exploração orgânica dos dados inseridos no seu documento profissional.
Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que corroborem seus pontos positivos, como proatividade; facilidade para lidar com equipe; ampla comunicação; habilidades em negociação; inovação; gestão de projetos, dentre outros pontos que sejam pertinentes a sua postura profissional.
Equilibre as informações
Por outro lado, é relevante que o candidato equilibre as informações por meio de uma narrativa que demonstre seus pontos fracos. Entretanto, é aconselhável ao candidato que apresente uma solução.
Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que se entende como tímida, porém, dada a relevância da comunicação empresarial no mercado atual, você está em vias de realizar um curso de teatro ou algo parecido para expandir a sua comunicação. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional por meio da busca por suas melhorias.