Entrevista de emprego: auto-observação e autoconhecimento profissional

Entrevista de emprego: auto-observação e autoconhecimento profissional

A auto-observação e o autoconhecimento profissional são fundamentais durante uma entrevista de emprego. Veja dicas!

A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato para que ele consiga demonstrar seu potencial profissional, considerando a competitividade elevada do mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: auto-observação e autoconhecimento profissional

No entanto, o fato de que a entrevista de emprego é uma oportunidade de apresentação pessoal pode fazer com que muitos candidatos se sintam extremamente ansiosos e pressionados; de modo que o efeito da apresentação seja o oposto. Sendo assim, o candidato pode não conseguir demonstrar o seu potencial, escondendo totalmente as suas habilidades sociocomportamentais e os seus conhecimentos técnicos.

Por isso, a auto-observação é um ponto de extrema valia para uma entrevista de emprego, de maneira que seja possível que o candidato consiga entender qual é a melhor maneira de direcionar o seu comportamento para que obtenha um redirecionamento resolutivo referente à sua postura.

Analise fatos concretos ocorridos em seus empregos anteriores

É aconselhável ao candidato que direcione o seu comportamento e que aprofunde o seu conhecimento sobre a sua própria trajetória profissional. Isso significa que é importante que tenha clareza sobre situações que expressem suas competências, levando para a entrevista de emprego fatos concretos ocorridos em seus empregos anteriores.

Sendo assim, na condição de candidato, é importante que você analise seu próprio currículo e verifique como pode direcionar a sua própria trajetória, levando à entrevista de emprego situações que fortaleçam seus pontos positivos no mercado de trabalho, como: comprometimento com metas; proatividade; facilidade para lidar com pressão; gestão de pessoas; inovação; criatividade, dentre outros aspectos que sejam relacionados à sua experiência e personalidade.

Pontos fracos e soluções

Por outro lado, você também deve conhecer seus pontos que requerem melhoria. Porém, deve apresentar soluções. Por exemplo, você pode falar que se entende como uma pessoa tímida, porém, busca realizar um curso de teatro para expandir a sua comunicação.

Comportamento

Além disso, é pertinente ao candidato que se atente a fatores relacionados ao seu comportamento. Sendo assim, cruze os seus braços; não gesticule em excesso; trabalhe a sua respiração; procure chegar ao local da entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção.

Entrevista em grupo

Tenha cuidado para não interromper os demais participantes, em caso de uma entrevista feita coletivamente, dentre outros fatores que são passíveis de autocontrole mediante a uma auto-observação. Dessa forma, você conseguirá elevar suas chances de sucesso apenas ao não adotar um comportamento autossabotador. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.