A entrevista de emprego deve ser um conceito de apresentação de sua trajetória profissional. Por isso, é importante que, na condição de candidato, você se prepare no que tange ao seu comportamento e ao direcionamento de sua narrativa.
Entrevista de emprego: apresente objetivamente a sua trajetória profissional
É viável que leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu diferencial profissional. Sendo assim, fale sobre a sua produtividade; senso de urgência; facilidade para atingir metas; gestão de pessoas; capacidade analítica; acompanhamento de projetos; construção do relacionamento entre a empresa e o cliente; campanhas motivacionais; ações promocionais; acompanhamento de agendas; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.
Fale sobre seus defeitos de forma resolutiva
No entanto, é importante também para o candidato saber responder aos questionamentos sobre seus defeitos. Já que, de forma geral, é perguntado ao candidato quais são suas qualidades e seus defeitos durante a entrevista de emprego.
Assim sendo, ao apresentar uma situação negativa, apresente também uma solução. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, porém, é importante que informe que deseja estudar teatro.
Ou ainda, o candidato pode falar sobre situações técnicas, informando que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em algum sistema utilizado dentro de sua área de atuação. Por outro lado, é importante equilibrar as informações, relatando que já está realizando cotações com instituições específicas.
Adote uma postura assertiva e participativa
A sua postura deve corroborar a sua narrativa. Por isso, é importante que você adote uma postura participativa de modo natural. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; fale de maneira calma e tranquila; não deixe bolsas no seu colo, principalmente, em posição de defesa; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção.
Caso seja possível chegue mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego e tenha cuidado para não interromper o entrevistador durante a elaboração da pergunta. Além disso, é viável que o candidato não saia da entrevista de emprego com dúvidas. Sendo assim, faça perguntas pertinentes à vaga, gestão de carreira, benefícios, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.
Avalie os valores envolvidos
Dessa forma, na condição de candidato, você estará construindo uma relação positiva durante o processo de recrutamento e seleção, tornando genuína a avaliação feita pelo profissional.
Além disso, estará possibilitando que você mesmo analise a viabilidade da contratação. Visto que é necessário que todos os envolvidos analisem os objetivos e valores de ambas as partes.