A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua postura, e não como uma forma de pressão ou julgamento de sua personalidade.
Entrevista de emprego: alcance seus objetivos profissionais de forma orgânica
O conceito errôneo da entrevista de emprego como uma forma de avaliação negativa pode fazer com que o candidato adote uma postura de autossabotagem profissional. Por isso, o candidato deve se preparar de maneira abrangente, considerando o direcionamento de sua trajetória e a atenção plena ao seu comportamento durante o processo seletivo.
Direcione seus pontos fortes e seus pontos fracos
Chegue ao local da entrevista de emprego com antecedência e trabalhe a sua respiração. Dessa forma, poderá minimizar a ansiedade durante a avaliação. Além disso, é relevante que direcione seus pontos fortes e controle os seus pontos fracos.
Destaque os resultados obtidos em seus empregos anteriores
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu diferencial profissional, falando sobre resultados anteriores obtidos através de projetos; implementação sistêmica; senso de urgência; gestão de equipes; controle de agendas; elaboração de treinamentos; condução de reuniões; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.
Apresente soluções para seus pontos fracos
É viável que o candidato apresente soluções para seus pontos negativos. Sendo assim, ao se colocar como uma pessoa tímida, por exemplo, é relevante que destaque que deseja estudar teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade profissional.
Adote uma postura participativa
Além disso, a sua postura deve acompanhar a sua narrativa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; direcione a sua postura de forma participativa; não deixe bolsas no seu colo; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção.
Tire suas dúvidas e avalie a viabilidade da vaga
É viável que o candidato faça uso do espaço cedido pela empresa no final do processo seletivo, questionando pontos importantes para que avalie a viabilidade da vaga, tais como a flexibilização de horários, a possibilidade de crescimento de carreira, as atividades exercidas, dentre outros aspectos.
Faça adaptações relevantes e não fique aquém do seu potencial profissional
Visto que é viável que essa análise seja feita por todos os envolvidos. Contudo, o candidato só será capaz de analisar a empresa se minimizar a ansiedade durante a avaliação.
Sendo assim, adapte os pontos citados e eleve as suas chances de sucesso profissional, considerando os valores envolvidos no processo seletivo.