A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato possa se apresentar pessoalmente, destacando os pontos relevantes do seu currículo. Por isso, é importante que o candidato adote uma postura positiva e construa uma narrativa direcionada.
Entrevista de emprego: adote uma postura profissional durante o processo seletivo
É importante que o candidato tenha clareza sobre o fato de que o profissional de recrutamento e seleção possui apenas a entrevista de emprego para avaliar o seu perfil de maneira mais aprofundada. Muitas pessoas, por conta da ansiedade, acabam sabotando o seu próprio processo; já que ao não demonstrar o seu potencial profissional, você não conseguirá se destacar positivamente durante uma entrevista de emprego.
Leve para a entrevista de emprego situações que amparem os seus diferenciais competitivos
Por isso, é importante que o candidato adote uma postura profissional e leve para a entrevista de emprego situações que amparem os seus diferenciais competitivos no mercado de trabalho.
É importante que a sua narrativa seja baseada em fatos relevantes que corroborem o seu senso de urgência; gestão de pessoas; otimização de fluxos; facilidade para lidar com conflitos; elaboração de treinamento; capacidade analítica, dentre outros aspectos que destaquem o seu profissionalismo.
Apresente uma solução para cada ponto negativo
Por outro lado, você deve equilibrar as informações, considerando falar sobre seus pontos que requerem melhorias. Por exemplo, você pode falar que possui dificuldade para falar em público, porém, pretende fazer um curso voltado para a sua oratória. Portanto, é relevante que apresente uma solução para cada ponto negativo apontado em suas características.
A construção da sua narrativa é um fator relevante e primordial
A construção da sua narrativa é um fator relevante e primordial que deve ser baseado no seu próprio currículo. Por isso, quanto mais foco você tiver em situações concretas, mais direcionada será a sua narrativa. Por outro lado, a sua narrativa precisa do apoio de sua linguagem corporal; já que a transmissão da mensagem repassada ao profissional de recrutamento e seleção se dá por fatores diretos e indiretos.
O seu comportamento deve ser direcionado durante a entrevista de emprego
Sendo assim, evite manter os braços cruzados; mantenha contato visual com o condutor da entrevista; controle o seu tom de voz; não gesticule em excesso; dentre outros pontos pertinentes ao seu comportamento. Dessa forma, o candidato poderá se direcionar por meio de uma mensagem positiva, fazendo com que a avaliação feita durante o processo seletivo se torne mais justa e genuína.