A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato evite ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho, sendo assim, direcione o seu comportamento e adote uma postura participativa.
Entrevista de emprego: adote uma postura assertiva de forma objetiva
Mais do que uma etapa necessária para que a empresa possa avaliar a viabilidade da contratação, a entrevista de emprego também é uma oportunidade para que o candidato faça essa avaliação. Entretanto, ao se deixar dominar pelo nervosismo, o candidato tende a adotar uma postura de autossabotagem, ficando aquém do seu potencial profissional.
Destaque sua experiência profissional
Para evitar que crie um fluxo negativo durante a entrevista de emprego, é viável que estude o seu próprio currículo e leve para a entrevista de emprego situações que destaquem seus pontos fortes, considerando situações, resultados e características.
Exemplifique seus pontos fortes
Fale sobre a sua proatividade; senso de urgência; atingimento de metas; facilidade para construir o relacionamento com o cliente; controles internos; elaboração de treinamentos; gestão de pessoas; otimização de processos; sugestões; dentre outros pontos que destaquem o seu perfil profissional.
Apresente soluções para seus pontos fracos
Contorne seus pontos negativos apresentando soluções. Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante destacar o seu desejo de estudar teatro. Dessa forma, estará demonstrando uma solução para uma situação que entende como um ponto que requer melhoria.
Adote uma postura assertiva e participativa de forma orgânica
A sua postura deve acompanhar a sua narrativa. Por isso, não cruze braços e pernas; não gesticule excessivamente; caso seja possível, não deixe bolsas ou mochilas no seu colo e mantenha o controle do seu tom de voz.
É muito importante que o candidato tenha clareza sobre seus objetivos no mercado para que a exploração do seu currículo profissional ocorra de modo natural.
Conheça os valores da organização e avalie a viabilidade da contratação
Além disso, é aconselhável que o candidato visite o site da organização e conheça a sua missão, visão e valores. Dessa forma, poderá analisar a viabilidade de sua participação no processo.
Startup ou tradicional?
Visto que uma cultura startup é muito diferente de uma cultura tradicionalista, sendo assim, a sua identificação pode servir de orientação para o seu direcionamento, vestimenta e questionamentos a serem feitas durante o processo seletivo. Adapte os pontos citados e destaque seus pontos fortes de modo objetivo na dinâmica do mercado atual.