A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato consiga demonstrar o seu potencial profissional de forma direcionada. Por isso, é relevante que o candidato tenha atenção plena ao seu gesto para que possa construir uma narrativa de forma assertiva.
Entrevista de emprego: a volatilidade da empregabilidade na era digital
O profissional da área de recrutamento e seleção está apto para lidar com o nervosismo do candidato durante o processo seletivo. Entretanto, quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade do momento, acaba ficando aquém do seu potencial profissional.
É relevante para o candidato que se posicione de maneira orgânica
Sendo assim, é relevante para o candidato que se posicione de maneira orgânica através do seu autoconhecimento profissional. Para isso, é aconselhável que o candidato analise o seu próprio currículo de maneira aprofundada. Dessa forma, poderá levar para a entrevista de emprego situações concretas que demonstrem o seu potencial profissional.
É importante que o candidato ressalte o seu profissionalismo falando sobre sua proatividade; facilidade para gerir equipes; senso de urgência; inovação; capacidade analítica; gestão de conflitos; criatividade, dentre outros aspectos que façam jus ao seu real perfil profissional.
Fale sobre seus pontos negativos
Por outro lado, o candidato precisa demonstrar conhecimento também sobre seus pontos negativos. Assim sendo, é relevante que o candidato fale sobre situações das quais reconhece que precisa melhorar.
Por exemplo, o candidato pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para ministrar palestras. Porém, pode informar que deseja realizar um curso de teatro, pois pretende melhorar a sua oratória e expandir sua capacidade de comunicação.
A sua narrativa precisa ser acompanhada de uma postura positiva
Não menos importante, a sua narrativa precisa ser acompanhada de uma postura positiva. Por isso, é muito importante que o candidato tenha atenção plena aos seus gestos, considerando que todos os fatores transmitem uma informação para o profissional avaliador durante a entrevista de emprego.
Por isso, é aconselhável ao candidato que não cruze os braços e pernas; procure falar de maneira tranquila; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; não interrompa os demais participantes; evite gestos excessivos; tenha clareza sobre as informações repassadas e responda as perguntas com assertividade.
Adapte essas dicas
Certamente, os pontos citados são todos adaptáveis. Porém, é relevante que o candidato construa uma narrativa direcionada para que possa elevar suas chances de sucesso no mercado atual, considerando o fluxo da era digital e a volatilidade da empregabilidade na economia nacional.