A entrevista de emprego pode ser uma oportunidade para que o candidato se coloque positivamente no mercado de trabalho atual, considerando a instabilidade que permeia a economia, impactando na empregabilidade de forma abrangente.
Sendo assim, é importante que o candidato se destaque por meio de uma linguagem corporal assertiva e por uma construção de narrativa baseada em diversos fatores referentes a sua trajetória profissional.
Por isso, é importante que leve para a entrevista de emprego situações que amparem os seus pontos positivos, corroborando seus valores profissionais, como: proatividade; gestão de pessoas; facilidade para resolver conflitos; senso de urgência; comprometimento com metas; pontualidade; assertividade, dentre outros fatores que sejam correlatos ao seu perfil profissional dentro da sua área de atuação.
Por outro lado, é importante que o candidato equilibre as informações apresentando os pontos que requerem melhorias. Todavia, é relevante que contorne esses pontos fracos com soluções. Por exemplo, pode falar que possui facilidade para falar em público. Porém, pretende realizar um curso de teatro.
Além disso, a maneira como o candidato se direciona faz parte da composição da sua linguagem corporal. Por isso, é importante que transmita uma mensagem positiva, evitando cruzar os braços e pernas; mantendo contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção; evitando atrasos; cumprimentando a todos os presentes, dentre os aspectos que direcionam o comportamento de um candidato durante uma entrevista de emprego.
Certamente, esses são pontos relevantes para que o candidato diminua a possibilidade de adotar um comportamento autossabotador; já que esse fato pode ocorrer de maneira indireta, através do domínio da ansiedade que pode ocorrer por causa de uma situação de avaliação profissional.
Por isso, é relevante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação dos seus pontos fortes, de modo que não fique aquém do seu potencial competitivo no mercado de trabalho atual. Dessa forma, a mensagem transmitida pelo candidato é multifatorial, já que há fatores diretos, indiretos e externos que impactam nessa dinâmica.
Assim sendo, cabe ao candidato adaptar esses pontos para que não esconda o seu potencial durante uma entrevista de emprego, tornando a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção um processo mais verídico e relevante.