Uma entrevista de emprego requer uma postura assertiva por parte do candidato para que ele não fique aquém do seu potencial profissional.
Por isso, é importante que o candidato consiga direcionar o seu comportamento de uma forma positiva, considerando a sua linguagem não verbal e os fatos relevantes de sua trajetória profissional.
Sendo assim, tenha uma postura positiva, não cruze os braços, evite falar excessivamente, por exemplo. Além disso, gesticule de maneira equilibrada e fale pausadamente.
Adquirir conhecimento sobre os pontos principais de sua carreira também é uma maneira relevante de direcionar a sua postura. Por isso, na condição de candidato, fale sobre os seus projetos e resultados obtidos em seus empregos anteriores. Certamente, esses são pontos de grande valia para que você alcance o seu diferencial competitivo no mercado de trabalho atual.
Entender a cultura da empresa também é uma fonte importante de informações para o candidato. Sendo assim, analise a trajetória da instituição, bem como procure entender sobre sua missão, visão e valores. Dessa forma, você poderá direcionar a sua a sua postura de acordo com a cultura empresarial, bem como, entender esses pontos podem fazer com que você avalie a viabilidade da vaga.
Visto que a compatibilidade deve ser analisada para que a contratação seja positiva para todos os envolvidos e em todos os aspectos. Dessa forma, o candidato não fica aquém do seu potencial e consegue se demonstrar assertivamente durante a entrevista de emprego.
Entretanto, é importante que o candidato adapte esses pontos para que possa conseguir se direcionar assertivamente dentro do processo de recrutamento e seleção da empresa, considerando a cultura empresarial, como citamos anteriormente, e suas particularidades. Uma vez que uma cultura de uma startup permite uma postura mais informal; ao passo que uma cultura tradicional requer a formalidade em muitos aspectos.
Por isso, essa avaliação deve ser mútua, para que haja compatibilidade de valores para além da necessidade de conhecimentos técnicos. Dessa forma, o candidato conseguirá direcionar o seu crescimento profissional e a empresa conseguirá contratar, e, por conseguinte, reter talentos, facilitando os processos da própria gestão empresarial.