A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato, considerando que é uma oportunidade de apresentação de sua trajetória profissional até o momento, bem como é uma forma de alcançar seus objetivos profissionais em longo prazo.
É importante para o candidato que conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação relevante de sua trajetória, e não como um julgamento pessoal. Haja vista que, quando o candidato se sente julgado, ele tende a adotar uma postura evitativa e pode ficar aquém do seu potencial profissional no mercado de trabalho atual.
Por isso, é aconselhável que o candidato analise a sua própria trajetória e considere destacar os pontos importantes do seu currículo de maneira orgânica.
Leve situações concretas para a entrevista de emprego, exemplificando seus pontos fortes, ao passo que também é relevante que conheça seus pontos fracos de maneira resolutiva. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, é relevante que aponte a necessidade de melhorar sua comunicação e a sua vontade de fazer um curso de teatro para essa finalidade.
Além disso, os fatores referente ao seu comportamento são de extrema valia para análise feita durante a entrevista de emprego. Sendo assim, evite gesticular excessivamente; fale de maneira calma e tranquila.
Mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o seu processo seletivo de maneira natural; não deixe objetos no seu colo; certifique-se de que seu celular esteja desligado ou sem volume.
Caso seja possível, chegue mais cedo ao local da entrevista de emprego, uma vez que, dessa forma, você poderá se familiarizar com o ambiente.
Certamente, o mais importante é que você direcione o seu comportamento e eleve sua chance de sucesso profissional ao evitar uma postura de autossabotagem; o que pode ocorrer de maneira indireta através de uma postura evitativa durante a entrevista de emprego. Dessa maneira, você torna possível que a análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção seja genuína e relacionada ao seu real perfil profissional.
Haja vista que uma postura fechada pode fazer com que o candidato não demonstre o seu potencial e não consiga falar sobre suas habilidades comportamentais. Por isso, é relevante que você tenha atenção plena à sua narrativa e adote uma postura participativa, considerando a mensagem que a sua linguagem corporal transmite durante o processo seletivo.