Entrevista de emprego: a apresentação dos principais pontos de sua trajetória no mercado de trabalho
A entrevista de emprego é uma apresentação dos principais pontos de sua trajetória no mercado de trabalho. Confira dicas!
A entrevista de emprego é uma situação que deve ser confortável para o candidato dentro do possível, considerando a avaliação que é feita durante o processo seletivo.
Entrevista de emprego: a apresentação dos principais pontos de sua trajetória no mercado de trabalho
Infelizmente, é comum que um excelente profissional não seja um bom candidato; o que pode fazer com que o profissional não alcance o seu potencial no mercado de trabalho.
Por isso, é importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação dos principais pontos de sua trajetória no mercado de trabalho. Dessa forma, poderá direcionar o seu comportamento e construir uma narrativa de maneira objetiva e coerente.
Adote uma postura positiva
Sendo assim, é relevante que o candidato evite cruzar braços e pernas; fale de maneira calma; não gesticule em excesso; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção.
Além disso, é importante que o candidato evite chegar atrasado ao local marcado para a entrevista de emprego e também é relevante que evite deixar objetos em seu colo.
Construa uma narrativa direcionada
Por outro lado, é necessário que a sua postura seja corroborada por sua narrativa. Sendo assim, analise o seu próprio currículo de maneira aprofundada.
Dessa forma, poderá levar para a entrevista de emprego diversas situações que reforcem os seus pontos fortes. Por exemplo, é possível falar sobre sua facilidade para construir um relacionamento com o cliente; gestão de pessoas; capacidade analítica; inovação projetos e implementações feitas por você sem seus empregos anteriores, dentre outras ações positivas.
Aponte situações negativas e apresente soluções
No entanto, a sua narrativa precisa ser construída de forma realista e equilibrada. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego também os seus defeitos, apontando situações negativas e apresentando soluções.
Por exemplo, você pode informar que possui dificuldade para falar em público e que isso já te atrapalhou para ministrar um treinamento. Entretanto, pretende fazer um curso de teatro, pois entende a necessidade de ampliar a sua comunicação para que possa crescer na sua carreira profissional.
Demonstre autoconhecimento profissional
Dessa forma, o candidato estará demonstrando autoconhecimento profissional e se colocando no processo seletivo de forma orgânica. Sendo assim, faça adaptações quanto aos pontos citados.
O mais importante é que procure não se deixar dominar pela ansiedade dentro de uma situação de avaliação, já que a ansiedade pode fazer com que você adote um comportamento autossabotador, prejudicando a sua carreira profissional em longo prazo.