Empregos

Entrevista de emprego: a análise objetiva da cultura empresarial

 É muito importante que você, na condição de candidato, consiga entender a cultura da empresa para que possa se direcionar assertivamente dentro de uma entrevista de emprego.

Entrevista de emprego: a análise objetiva da cultura empresarial

Geralmente sugerimos que você avalie o site da empresa, já que na parte institucional do site as empresas costumam informar a sua missão, visão, valores e contar um pouco da sua trajetória.

 Entretanto, a cultura empresarial pode ser um pouco mais elevada do que apenas as informações do site. Assim sendo, pode ser importante para o candidato buscar entender o tipo de atuação da empresa. Por exemplo, uma startup permite que você tenha um comportamento e uma linguagem mais assertiva, porém, mais casual. Por outro lado, uma empresa muito tradicional requer um perfil formal.

certamente a análise do perfil da empresa durante a entrevista de emprego pode ser um ponto de apoio para o candidato. Visto que é importante que o candidato também avalie a compatibilidade com os seus valores e com seus objetivos profissionais.

Pontos referentes à sua postura

 Além disso, é importante também que, enquanto candidato, você se atente a alguns pontos referentes à sua postura durante uma entrevista de emprego. Por exemplo, evite gesticular excessivamente, procure manter um controle sobre o seu tom de voz, bem como, caso seja possível, faça perguntas pertinentes e de maneira objetiva.

Conheça os seus pontos positivos e seus pontos fracos

 Além disso, dentro de uma entrevista de emprego, é importante que você conheça os seus pontos positivos e seus pontos fracos. Por isso, tenha clareza sobre suas contribuições anteriores, bem como saiba em que você pode melhorar.

Caso você se lembre de alguma situação profissional na qual você agiria diferente na atualidade, pode ser relevante para o processo seletivo. Porém, tenha cuidado durante a construção desse relato, destaque objetivamente qual é o fato que mudaria e o motivo. Por isso, é importante que você direcione o seu comportamento e faça uma análise da cultura da empresa para que você faça uma entrevista de emprego genuinamente direcionada.

Seja você mesmo e se direcione naturalmente!

Visto que a preocupação sobre o que estão pensando sobre você durante todo o processo, pode atrapalhar o seu resultado durante uma entrevista de emprego.

Portanto, atente-se à sua narrativa e a sua postura, mas não se preocupe se está agradando o recrutador. Pois, o importante é que você esteja sendo sincero e tenha clareza nas informações. Afinal, o profissional da área de recrutamento e seleção quer conhecer você melhor, e você é mais do que a sua ansiedade momentânea, acredite em você!