Sociedade da informação: Com estudar o tema
A sociedade da informação é um termo criado no século XX, devido aos grandes avanços tecnológicos desse período.
Afinal, a tecnologia tornou-se algo fundamental e essencial na determinação do sistema social e econômico.
Além disso, depois do avanço das telecomunicações e informática depois da década de 70, o mundo apresentou novos modelos para o processamento da informação.
Todo esse processo transformou a sociedade de modo geral, fator que levou vários estudiosos a aprofundar-se no tema, inclusive o criador do termo Daniel Bell (1919 – 2011) que iniciou debates sobre a sociedade pós industrial.
Ademais, Bell também afirmou que os serviços e a estrutura central da nova economia seriam baseados na informação e conhecimento.
A sociedade da informação tornou-se um tema provável de vestibulares e do Enem. Por isso vale a pena ficar ligado nesse assunto, acompanhe o post e saiba tudo sobre!
Sociedade da informação x Sociedade do conhecimento
Nos anos 90, os debates ficaram cada vez mais técnicos sobre o assunto e por isso surge o termo “sociedade do conhecimento” como uma das formas de referir-se ao termo “sociedade da informação”.
Em síntese, os líderes de todo mundo notaram que a informação possui um papel fundamental e cada vez mais central na vida social, cultura e política.
Além disso, o termo “sociedade da informação” tornou-se um dos vários conceitos que buscam explicar o mundo contemporâneo. Além desse termo alguns outros surgiram como a “sociedade do conhecimento” ou a “nova economia” acabaram utilizados para debater sobre a sociedade pós industrial.
Contudo, a discussão central acerca do tema não é a informação, mas a sociedade que utiliza-se dessa informação. Dessa maneira, falar em sociedade no singular, leva a crer em uma influência para sociedade unilateral.
Vantagens e Desvantagens
A Sociedade da Informação é informativa e comunicacional, criada principalmente através de avanços da microeletrônica, optoeletrônica e multimídia.
O sistema acabou criado sobretudo para adquirir, armazenar, processar e disseminar informações. Como por exemplo, a televisão, celular, internet, rádio são responsáveis pela evolução da nova sociedade.
Por exemplo, um grande diferencial dos avanços tecnológicos, por exemplo, são os processos decisórios e empresariais realizados a qualquer distância por meio de videoconferências.
Além disso, ferramentas digitais são fundamentais para a sociedade atual, como o correio-eletrônico, redes sociais, netbanking, sites de compras, entre outros.
A principal desvantagem acaba sendo o afastamento dos seres humanos do mundo real, para viver em uma realidade virtual paralela.
Como por exemplo, crianças e jovens que passam horas em jogos e aplicativos, tal qual adultos em redes sociais que podem desenvolver em alguns problemas.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a sociedade da informação?
Não deixe de ler também – Sociologia e Antropologia: Diferenças entre os dois campos de estudo.