Entenda por que a matemática é uma linguagem

A matemática é chamada de linguagem da ciência. O astrônomo e físico italiano Galileu Galilei recebe a citação: “Matemática é a linguagem na qual Deus escreveu o universo”.

Muito provavelmente, esta citação é um resumo de sua declaração na Opere Il Saggiatore:

[O universo] não pode ser lido até que tenhamos aprendido o idioma e nos familiarizado com os caracteres nos quais está escrito. Está escrito em linguagem matemática, e as letras são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem o que é humanamente impossível compreender uma única palavra.

No entanto, a matemática é realmente uma linguagem, como o português, inglês ou o chinês? Para responder à pergunta, é útil saber o que é a linguagem e como o vocabulário e a gramática da matemática são usados para construir sentenças.

Por que a matemática é uma linguagem

Para ser considerado uma língua, um sistema de comunicação deve ter vocabulário, gramática, sintaxe e pessoas que o usem e entendam.

A matemática atende a esta definição de linguagem. Os linguistas que não consideram a matemática uma linguagem citam seu uso como uma forma de comunicação escrita, e não falada.

A matemática é uma linguagem universal. Os símbolos e a organização para formar equações são os mesmos em todos os países do mundo.

Componentes principais

Existem várias definições de “linguagem”. Um idioma pode ser um sistema de palavras ou códigos usados em uma disciplina. Já a linguagem pode se referir a um sistema de comunicação por meio de símbolos ou sons.

De acordo com o lingüista Noam Chomsky, a linguagem como um conjunto de frases construídas a partir de um conjunto finito de elementos. Alguns linguistas acreditam que ela deve ser capaz de representar eventos e conceitos abstratos.

Qualquer que seja a definição usada, uma linguagem contém os seguintes componentes:

  • Deve haver um vocabulário de palavras ou símbolos.
  • O significado deve se anexar às palavras ou símbolos.
  • Um idioma emprega gramática, que consiste um conjunto de regras que descrevem como o vocabulário é usado.
  • Uma sintaxe organiza símbolos em estruturas ou proposições lineares.
  • Uma narrativa ou discurso consiste em cadeias de proposições sintáticas.
  • Deve haver (ou ter existido) um grupo de pessoas que usa e entende os símbolos.

A matemática atende a todos esses requisitos. Os símbolos, seus significados, sintaxe e gramática são os mesmos em todo o mundo. Cientistas, assim como outros especialistas da área usam a disciplina para comunicar conceitos.

A matemática descreve a si mesma (um campo denominado meta matemática), fenômenos do mundo real e conceitos abstratos.

Leia também – 6 filmes para quem gosta de matemática (ou quer começar a gostar)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.