O transporte rodoviário no Brasil é responsável por cerca de 75% do escoamento de cargas em todo território nacional.
A saber, o transporte rodoviário no Brasil é um dos pilares que sustenta a economia do país e pode afetar diretamente outras categorias se houver uma paralisação, como aconteceu com a greve dos caminhoneiros em 2018.
No entanto, mesmo com uma extrema importância econômica, o transporte rodoviário do Brasil apresenta grandes deficiência que precisam de investimento em melhorias, sobretudo quando falamos em qualidade das estradas.
O transporte rodoviário no Brasil poderá aparecer em questões do Enem e demais vestibulares. Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o artigo e fique por dentro!
Contexto histórico do transporte rodoviário no Brasil
O transporte rodoviário acontece de forma terrestres em vias, rodovias, estradas e ruas asfaltadas ou não.
O principal objetivo é escoar cargas oriundas da produção industrial, desde produtos domésticos, até cargas vivas, dentre muitas outras.
No Brasil o surgimento das rodovias começou no século XIX. Todavia, houve grande investimento na primeira metade do século XX.
Por isso, em 1937, surge o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que até os dias de hoje possui a gestão de várias estradas.
A saber, a expansão do transporte rodoviário no governo Juscelino Kubitschek (1956 – 1960) com um forte investimento no setor, através do lema “Cinquenta anos em cinco”.
Dentre as principais rodovias construídas podemos destacar a construção da rodovia Dutra, que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e a Perimetral Norte que liga Cuiabá a Santarém, entre outras.
Ademais, por causa do processo de industrialização, sobretudo por conta do processo automobilístico, o transporte rodoviário de cargas acabou se consolidando no Brasil.
Vantagens e Desvantagens
Podemos destacar como principais vantagens do transporte rodoviário do Brasil:
- Geração de empregos;
- Flexibilidade de rotas;
- Integração com outros tipos de transportes.
No entanto, as desvantagens ficam por conta dos altos custos com combustíveis e pedágios, a dependência do setor na logística, as péssimas condições das estradas brasileiras, ocasionando possíveis atrasos nas entregas, tal qual a influência política nesse meio.
Características
A infraestrutura rodoviária no Brasil conta com cerca de 75,8 mil km, sendo 10,4 mil km desse total não pavimentados.
Para se ter uma ideia da força do transporte rodoviário no Brasil, o país lidera o ranking internacional dos países que utilizam esse tipo de transporte. Ou seja, no Brasil cerca de 60% do transporte de cargas e passageiros acaba realizado pelas rodovias.
Em síntese, o país se tornou refém do transporte rodoviário, inclusive por conta das influências políticas, afinal a construção e inauguração de estradas e rodovias geram votos.
Por fim, por conta da infraestrutura voltada para o transporte rodoviário, greves como a dos caminhoneiros afetam negativamente a economia do país.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o transporte rodoviário no Brasil?
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