A República de Weimar compreende o período de tempo onde aconteceu a transição da monarquia para democracia representativa na Alemanha entre 1919 e 1933.
Além disso, teve como base a forma de um projeto constitucional republicano parlamentarista. A constituição foi promulgada em agosto de 1919, na cidade Weimar, por isso ganhou esse nome.
A República de Weimar pode aparecer em provas de vestibulares de todo país e no Enem. Trata-se de um período que antecede a ascensão de Hitler e o Nazismo na Alemanha, acompanhe!
Causas e Características da República de Weimar
O principal motivo para a instauração da República de Weimar estão está ligado à perda da Alemanha na Primeira Guerra, afundando o país em uma intensa crise econômica, política e social.
Os alemães viram níveis de inflação astronômicos, assim como a taxa de desemprego dispara em todo o país.
Além disso, o Tratado de Versalhes impunha diversas sanções à Alemanha. O país teve, por exemplo, que arcar com uma extensa dívida de guerra, tal qual a perda de territórios.
Dessa maneira, a Alemanha afundou-se em uma crise sem precedentes. Por isso, aconteceram diversas mudanças, criando um novo sistema político, buscando ajustar o país e recolocá-lo nos trilhos.
A saber, o presidente escolheu um chanceler para chefiar o poder executivo. Já o legislativo foi eleito para compor o Parlamento Federal e os Estaduais.
Contexto Histórico
A Alemanha saiu derrotada da Primeira Guerra Mundial, o então imperador Guilherme II saiu do país, e quem assume o governo são os militares, formando um governo provisório.
No entanto, socialistas insatisfeitos com a derrota e os rumos do país, iniciaram a Revolução Alemã entre 1918 e 1919, tendo como objetivo uma República Socialista com ajuda do exército.
Desse modo, Friedrich Ebert, líder do Partido Socialista da Alemanha, assume a Presidência da República. Já em 1919 uma nova Constituição acaba proclamada.
Nos anos seguintes, várias greves operárias pedem a nacionalização de empresas e bancos, fazendo surgir o Partido Nacional Socialista Alemão e o Partido Nazista.
No entanto, o país consegue viver alguns anos de estabilidade entre 1923 e 1929, devido o investimento americano ao país, contudo, com a Crise de 1929 e a quebra da Bolsa de Nova Iorque o país volta ao caos.
Por fim, em 1932 o Partido Nazista tem grande ascensão, tanto que em 1933 Adolf Hitler acaba nomeado como Chanceler alemão.
No ano seguinte em 1934 com a morte do presidente Hindenburg, Hitler torna-se chefe do Estado alemão, pondo fim à República de Weimar e dando início ao Terceiro Reich.
E então, gostou de saber mais sobre a República de Weimar?
Não deixe de ler também – Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM.