Entenda o que é a etnocracia 

A etnocracia é um termo que pode ser analisado de algumas formas, podendo existir definições variadas através da realidade social, época, localização, entre outros. 

Uma das situações a respeito da etnocracia remete ao período das grandes navegações no século XVI. Elas foram realizadas por países europeus em direção ao continente americano e africano. 

Em síntese, nesse período ocorreu a disseminação de ideias etnocráticas juntamente com a evolução do mercantilismo, assim como às ideologias de raça, além da interação entre povos de culturas distintas. 

Naquela época a etnocracia estava ligada com práticas que colocavam uma cultura acima de outras. Um exemplo era a escravidão do povo africano pelos europeus, inclusive com a participação da Igreja nesse processo. 

Em outro contexto, existia também o chauvinismo, ligado naquele período à competitividade e interação entre os países.

As ideias chauvinistas estavam pautadas na superioridade étnica de um grupo sobre os demais. Ou seja, seus adeptos rejeitam os contrários e menosprezam estrangeiros. 

No entanto, vale destacar que o chauvinismo não pertence a corrente nacionalista tradicional, que aprecia o diálogo e aprendizado com outras nações buscando o desenvolvimento conjunto. 

Ademais, após esse período inicial, fica notório durante os séculos XVIII e XIX o conturbado choque entre a cultura europeia e suas colônias. 

Desse modo, vários cientistas políticos avaliam as relações de poder através do viés da etnocracia. O assunto poderá aparecer em questões de vestibulares e do Enem, por isso acompanhe o artigo e fique ligado!

Práticas etnocráticas

Buscando tornar a estrutura etnocrática uma base política de um território, muitas práticas desumanas que ocorreram historicamente, veja abaixo duas das principais. 

Segregação 

Ocorre através de uma cisão que ocorre através de uma decisão unilateral ou via meios jurídicos, com base na origem étnica ou religiosa. 

Em síntese, tais ações resultaram em um restrição direta de direitos no campo social, econômico e político, buscando atingir certos grupos, em algumas situações ocorrendo o isolamento em um território, como por exemplo, o Apartheid que ocorreu na África do Sul. 

Genocídio

O genocídio é uma prática que busca dizimar de maneira parcial ou total um grupo de acordo com a sua nacionalidade, religião, raça ou etnia. 

Um exemplo de medida etnocrática foi o holocausto com o extermínio de milhões de judeus pela Alemanha Nazista. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a etnocracia?

Não deixe de ler também – Filmes que retratam o horror do Holocausto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.