No contexto da pandemia por Covid-19, o uso de tecnologias foi importante para que muitos tivessem acesso a variados serviços. Nesse sentido, aplicativos e sites do governo ajudaram beneficiários do Auxílio Emergencial, do Bolsa Família e do INSS, por exemplo.
Por esse motivo, com a manutenção da pandemia, o distanciamento social é uma medida importante para idosos e pessoas com comorbidades. Para esse grupo, inclusive, mesmo com o avanço da vacinação e a diminuição de casos e fatalidades, os cuidados seguem rígidos.
Assim, é possível perceber que estes são exatamente grande parte dos segurados do INSS (Instituto Nacional da Segurança Social). Isso porque grande parte dos aposentados são idosos e muitos dos benefícios do Instituto se destinam a pessoas com deficiência ou incapacidade, seja ela temporária ou definitiva.
Portanto, o uso de meios remotos se mostram importantes a esse grupo.
Como se cadastrar no aplicativo Caixa Trabalhador?
Primeiramente, para que o trabalhador tenha acesso aos serviços da plataforma, é necessário realizar um cadastro. Desse maneira, para tanto, o usuário precisará informar seu número de CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail.
Com o cadastro pronto, o usuário poderá ter acesso a:
- Calculadora de Abono Salarial
- Consulta de Seguro-Desemprego
- Calendário de pagamentos do PIS/PASEP
- Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e Renda (BEm)
Como acessar o aplicativo Meu INSS?
Outro aplicativo importante para os segurados do Instituto é o Meu INSS. Por meio dele, os usuários podem agendar atendimentos, perícia médica, realizar prova de vida, dentre outros.
De início, portanto, o cadastro também será necessário. Assim, existe a possibilidade de fazê-lo por meio de reconhecimento facial ou internet banking. Isto é, se utilizando o certificado digital que o segurado recebe do banco credenciado.
Contudo, para uma modalidade mais simples, também é possível iniciar o cadastro concedendo CPF e outros dados pessoais no site gov.br.
Em seguida, o usuário já terá acesso à opção “Meus benefícios”, que possibilita a consulta dos programas que este se insere.
Como consultar a solicitação do benefício?
Assim que o usuário tiver seu cadastro, ele poderá realizar o requerimento de um benefício. Após o pedido, o INSS possui um prazo para análise, a fim de conferir se o requerente, de fato, está dentro dos critérios necessários do programa.
Em caso positivo, então, o usuário passará a ser beneficiário. Antes disso, ainda, a plataforma oferece o acompanhamento desse processo, de modo que o interessado siga informado. Isto é, será possível ter conhecimento das atualizações e informações do Instituto.
De qualquer maneira, para além do aplicativo, o usuário também pode contar com a Central de Atendimento do INSS, pelo telefone 135. Na ocasião, o atendente irá solicitar dados do contribuinte, como seu CPF. Ademais, este também precisará confirmar os dados de cadastro.
É possível fazer perícia médica remota?
Para receber alguns benefícios, é necessário que o cidadão interessado passe por uma perícia médica. Nessa consulta, portanto, o profissional irá conferir se realmente existe a condição de saúde que se encaixa no recebimento de benefícios.
Por exemplo, o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio doença, requer necessariamente que o trabalhador esteja com alguma enfermidade não permanente. Portanto, passar pela avaliação de um especialista se mostra essencial para que o INSS trabalhe de maneira justa.
Contudo, com a pandemia, a aglomeração de muitos segurados em uma agência de Previdência Social fechada poderia ser um grande risco para funcionários e segurados. Nesse sentido, a perícia médica passou a ser por meio de documentos. Dentre eles estava o laudo médico, ou seja, o interessado precisaria ir a um profissional antes mesmo de recorrer ao Instituto.
Atualmente, apesar de tentar retornar com a perícia de maneira presencial, o INSS manteve a possibilidade remota, em razão de reclamações dos peritos. De acordo com estes profissionais, o retorno da prática de maneira presencial pode oferecer um risco de saúde e de vida para os funcionários e para os segurados. Estes último, inclusive, que, em sua maioria, fazem parte de um grupo de risco.
Como fazer a perícia médica pelo Meu INSS?
A fim de comprovação a situação de incapacidade, o beneficiário deverá:
- Selecionar a área de perícia médica na plataforma e conceder dados solicitados.
- Anexar registros médicos, documento pessoais, comprovante de residência, carteira de trabalho, carnês de contribuição (Guia da Previdência Social) com seus comprovantes de pagamentos, ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e carta da empresa que indica o último dia de trabalho.
Para anexar o laudo médico, então, será necessário:
- Selecionar a opção “Agendar Perícia” dentro do aplicativo.
- Selecionar “Perícia Inicial”
- Responder à pergunta “Você possui atestado médico” ao clicar no botão “SIM”.
- Conceder os dados necessários e avançar.
- Na aba “Anexos”, clicar no sinal de mais (+).
- Clicar em “Anexar” na nova tela aberta.
- Selecionar o atestado médico, abrir e enviar.
- Selecione a agência de Previdência Social para administrar seu benefício e avançar.
- Clicar em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e avançar.
- Finalizar ao clicar em “Gerar Comprovante” de forma que tenha um recibo de que anexou o documento.
Como fazer prova de vida no Meu INSS?
Além da perícia médica, também é possível realizar prova de vida de maneira remota. O procedimento nada mais é do que demonstrar ao Instituto que o beneficiário continua em vida. Isso é importante ao levar em consideração que, antigamente, muitas famílias seguiam pegando os valores mesmo após a morte do segurado.
Desse modo, para aqueles que já possuem a biometria no sistema governamental, é possível utilizar desse recurso para prosseguir com a prova de vida. A medida, inclusive, é indispensável, podendo gerar suspensão do benefício quando o segurado não a realiza.
Para utilizar o Meu INSS e realizar a prova de vida basta:
- Prosseguir com login no aplicativo Meu INSS.
- Clicar no ícone “Prova de Vida”, do lado superior esquerdo da tela, ou na notificação que aparece no topo da tela. Caso ele não apareça, significa que o beneficiário não possui biometria no sistema do governo.
- Realizar validação facial no aplicativo Meu gov.br ao clicar em “Autorizações”, autorizar o procedimento, informar dados solicitados, permitir acesso à câmera para o reconhecimento facial e retornar ao Meu INSS.
- Aplicativo irá indicar que a prova de vida foi completo com sucesso.