Entenda como funciona a prova do concurso Diplomata 2023

Saiba mais detalhes sobre remunerações, vagas e outras informações pertinentes

O concurso para Diplomata possui um salário super atrativo. Além disso, existe a possibilidade de acontecer ainda em 2023. Além disso, saiba que conta com etapas extensas, tal qual o seu conteúdo programático.

Logo abaixo, você entenderá melhor tudo o que esse concurso disponibiliza. Confira mais detalhes de fatores como: a quantidade de vagas almejadas, progressão de carreira, como funciona a prova e também informações sobre o último edital.

Se você tem desejo de ingressar na carreira pública através dele, veja todas as informações que foram separadas para esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao certame.

Sobre o concurso Diplomata

Antes de falar efetivamente sobre como funciona cada etapa de prova desse concurso, é preciso falar sobre os cargos disponíveis.

O primeiro cargo é que inicia este artigo. Há cerca de 30 vagas para Terceiro-Secretário a serem ocupadas no lançamento do próximo edital que já foi autorizado.

Atualmente, a remuneração pode chegar a 19.199,06 reais. Porém, existem outros cargos como o de segundo secretário, cuja remuneração ultrapassa 20.000 reais.

Além disso, o cargo de conselheiro e conta com a remuneração de 24.500,44 reais, o de primeiro secretário com 22.802,66 reais. Por fim, os cargos com salários mais altos são os de primeira e segunda classe que contam com remunerações de 27.368,67 e 26.319,29 reais, respectivamente.

Como já dito, a vaga está disponível para o cargo de terceiro secretário da carreira de Diplomata e, assim, 30 vagas serão disponibilizadas com a carga horário de trabalho de 40 horas semanais.

Progressão de carreira e requisitos para o ingresso

A progressão de carreira acontece a partir do cargo de terceiro secretário. Desse modo, o funcionário sobe de função até chegar a ministro de primeira classe.

Então, para ingressar nesse concurso, é primordial fazer a inscrição. Em seguida, obter a aprovação em todas as etapas do certame. Ademais, ser maior de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, caso seja do sexo masculino.

Por fim, outros requisitos incluem: possuir ensino superior completo, ser brasileiro nato e possuir aptidão física e também mental, constatadas em exame pré-admissional.

Etapas da prova

O concurso de diplomata é bastante extenso, sendo composto por 3 fases. A primeira etapa é pertinente a prova objetiva. Como conteúdo programático, as disciplinas inclusas são: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, Economia, História Mundial, História do Brasil, Direito e, também, Política Internacional.

Além dessa extensa primeira etapa que é de caráter eliminatório, a segunda etapa também elimina e classifica os candidatos reprovados. É composta por provas discursivas e o conteúdo programático é de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Mediante a aprovação na segunda fase, a terceira como tem provas discursivas a respeito da História do Brasil, Língua Espanhola, Francesa, Geografia, Economia, Direito e Política Internacional.

Um fato importante para mencionar é que na prova da primeira fase as questões são de certo ou errado. Sobre a duração, os candidatos têm até horas para solucionar as 73 questões distribuídas.

Já a prova da segunda etapa é dividida em 2 dias diferentes um para cada matéria. Assim, a terceira etapa é a mais intensa, ao passo que duas provas são realizadas por dia com matérias diferentes. Uma pela manhã e uma pela tarde.

As provas discursivas possuem quantitativo de questões diferentes da prova objetiva, que apesar de ser mais extensa, possui duas opções. Já as escritas, demandam maior pensamento crítico e agilidade para solucionar algumas questões relevantes.

Somente após a aprovação e classificação das 3 etapas, o candidato passará para a última etapa do concurso. A qual se trata da nomeação para que seja instituída sua matrícula no curso de formação do instituto Rio Branco.

A respeito do último edital do concurso Diplomata

O último concurso aconteceu em 2021 e a divulgação do resultado aconteceu no dia 08/11/2021. Todo o procedimento foi feito da maneira descrito aqui. Ou seja, as vagas disponibilizadas a nível nacional e aplicadas também desta forma.

Ao total, 51 candidatos foram aprovados e chamados para nomeação. E em seguida, apresentados para o curso de formação.

Por isso, fique atento as próximas atualizações sobre o concurso para verificar a possível data de lançamento do certame. No entanto, continue a se preparar com a sua rotina de estudos, para chegar ao resultado que pretende.

Mediante as informações ditas acima, foi possível ter entendimento a respeito do concurso, a progressão de carreira, sobre as etapas da prova e também informações sobre o último edital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.