Entenda a teoria de Nicolau Maquiavel para o ENEM

Nicolau Maquiavel: filosofia no ENEM

O ENEM é uma prova conhecida por abordar assuntos difíceis nas suas questões de Filosofia. Entre esses assuntos, está o pensamento de Nicolau Maquiavel, um importante pensador.

Assim, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre tudo o que você precisa saber sobre o pensamento de Maquiavel para garantir um bom desempenho na prova do ENEM.

Nicolau Maquiavel: biografia

Nicolau Maquiavel foi um escritor, diplomata, filósofo, historiador, músico e político italiano. Viveu entre os anos 1469 e 1527.

Ele é considerado o pai do pensamento político moderno, apresentando a política como ela é, e não como deveria ser. Sua principal obra é “O Príncipe”.

A teoria de Nicolau Maquiavel

Maquiavel baseou suas teorias políticas em experiências, uma vez que ingressou no campo político aos 29 anos como Secretário da Segunda Chancelaria, e atuou em missões diplomáticas.

O filósofo definiu os conceitos de Virtude e Fortuna. Para ele a Virtude se referia a capacidade do governante de escolher as estratégias mais adequadas para fortalecer seu poder. Já a Fortuna seriam os fatos não previstos que poderiam atrapalhar e limitar seu poder e ação.

Foi Maquiavel que separou moral e política, afirmando assim que “os fins justificam os meios”. Ele defendia que os valores que eram impostos pela fé e pela moral social não deveriam restringir a ação do governante.

Dessa forma, o rei teria como papel equilibrar Virtude e Fortuna, mas sem se tornar tirano e sendo justo, inclusive com seus traidores. Desse modo, ele evitaria uma revolta do povo e garantiria a estabilidade de seu governo.

Maquiavel defendia o Estado Absolutista e os valores individualistas, teorias que ganhavam espaço no cenário europeu da época.

Sua teoria é explicitada em sua principal obra, denominada “O Príncipe”.

Na obra, fica claro que o escritor rejeitava ainda qualquer justificativa religiosa que explicasse o poder real. Ele defendia que as fontes de explicações eram puramente individuais e humanas.

Para além de “O Príncipe”

Além de sua principal e mais famosa obra, Maquiavel produziu uma obra comentando a primeira década de Tito Lívio. O pensamento do filósofo pode ser encontrado até hoje entre estudiosos. A expressão maquiavélico é baseada no italiano e faz referência a algo maléfico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.