A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Sendo assim, é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação, conforme informações oficiais do próprio BCB.
Dessa forma, a taxa Selic influencia todas as taxas de juros do país. Tais como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Ainda conforme informações oficiais, a taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia.
O Banco Central opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do BC.
O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Sendo assim, esse sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo BC, nele são transacionados títulos públicos federais. Ao passo a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema corresponde à taxa Selic.?
Conforme informa o BC, o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) é o sistema em que se efetua a custódia e se registram as transações com a maioria dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.
O Selic, gerido pelo Banco Central (BC), é uma infraestrutura do mercado financeiro (IMF). Como infraestrutura, o Selic faz parte do Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB).
As infraestruturas do mercado financeiro como um todo desempenham um papel fund?amental no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
O sistema Selic é fundamental em possíveis casos de falência ou insolvência de instituições financeiras. Dessa forma, a liquidação em tempo real e o registro das transações com títulos públicos federais em seu banco de dados pode coibir fraudes e prevenir o contágio em outras instituições.
TPFs são os Títulos Públicos Federais, sendo assim, são promessas de pagamento emitidas pelo governo do Brasil, representado pelo Tesouro Nacional. Quando emite um título, o governo torna-se devedor. Sendo assim, quem compra o título financia o governo, é o processo que ocorre quando você se torna um investidor, por isso, recebe o valor de volta com juros.
Veja as informações atuais e oficiais sobre o sistema Selic, conforme informações do BCB, o Banco Central do Brasil.