Entenda a diferença entre cursos EAD e presenciais

As modalidades de ensino podem fazer toda a diferença no momento de escolha do seu curso. Por este motivo, apresentamos as principais diferenças entre cursos da Educação a Distância (EAD) e cursos presenciais.

As tecnologias estão lentamente ganhando espaço na área do ensino, desse modo, novas oportunidades de aprendizagem surgem a todo momento. A inovação e o surgimento de metodologias diferenciadas se fazem cada vez mais presentes, principalmente na modalidade EAD.

Diferenças nas modalidades de ensino

Metodologias

A principal diferença entre os cursos EAD e presenciais está justamente no emprego de diferentes metodologias, essa distinção se faz necessária a depender do ambiente e que são realizadas as aulas: ambiente virtual ou real.

Nesse sentido, as aulas EAD são feitas através de ambientes virtuais de aprendizagem, em plataformas específicas, nas quais há a disponibilização de aulas em vídeos.

Já nas aulas presenciais, há um ambiente com um professor e colegas que debaterão a todo o momento e em tempo real os assuntos. Assim, há o emprego de trabalhos acadêmicos solo ou em grupos, seminários e provas.

Os cursos online, por sua vez, podem contar com a realização de aulas ao vivo e podcasts, além dos vídeos gravados. Também fazem parte dessa modalidade as provas que, após determinação do MEC, podem ser virtuais ou presenciais.

Já para a realização de debates de determinados temas entre professores e alunos do ensino a distância, os fóruns são muito comuns.

Horários

Os horários em ambas as modalidades também podem ser bastante diferentes! Enquanto o ensino presencial têm horários fixos e exige a presença do alunos em tais horários, no ensino EAD os horários são muito flexíveis.

Como geralmente os vídeos já ficam gravados, são disponibilizados para os estudantes do EAD acessarem a qualquer momento. Assim, você pode escolher o melhor horário para o seu estudo diário e se organizar de acordo com suas demandas pessoais.

Essa é uma vantagem dos cursos a distância para aqueles que trabalham e têm horários apertados.

Deslocamento

Outra diferença entre os cursos que pode ser bastante relevante para muitos estudantes é a questão do deslocamento.

Nos cursos presenciais o deslocamento até a instituição de ensino é diária, mas nos cursos EAD o deslocamento é mais pontual e deve ser feito apenas com finalidades específicas.

Desse modo, o estudante só precisa de deslocar para realizar aulas práticas, avaliações ou apresentações como o Trabalho de Conclusão do Curso.

Se você considera que a opção por cursos remotos é boa pra você, busque alguns cursos online para aperfeiçoar sua formação.

Gostou deste texto? Deixe aqui seu comentário!
Clique aqui para acompanhar mais notícias da área da Educação.

https://noticiasconcursos.com.br/noticias-concursos/ensino-ead-como-se-adaptar/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.