Tenentismo: Entenda a Coluna Prestes para o Enem  - Notícias Concursos

Tenentismo: Entenda a Coluna Prestes para o Enem 

A Coluna Prestes foi liderada por Luís Carlos Prestes e foi um movimento político entre 1924 e 1927 com fortes ligações ao tenentismo. 

O movimento foi liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. O movimento ganhou grande notoriedade na década de 20. 

Trata-se de um tema que pode aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe! 

Causas e objetivos da Coluna Prestes 

Podemos destacar como a principal causa para o surgimento da Coluna Prestes a insatisfação por parte dos militares “tenentismo” pela forma que o país era liderado nos anos 20. 

Eram contrários a forma de governo que contemplava a falta de democracia, corrupção eleitoral, poder político entre a elite agrária, exploração dos mais pobres por meio dos coronéis. 

Desse modo, podemos destacar como principais objetivos do movimento:

  • Chegar a maioria do território do Brasil, sobretudo o interior, estimulando o povo a se rebelar contra o governo e as elites agrárias. O principal objetivo era o fim do governo do presidente Arthur Bernardes. 
  • Dar o direito ao voto secreto 
  • Instaurar o ensino fundamental de forma obrigatória do país
  • Buscar o fim da pobreza extrema e injustiça social no Brasil

Características do movimento

A base do movimento contava com ao menos 200 homens, no entanto, ao longo dos 25 mil quilômetros percorridos pelo Brasil, a Coluna Prestes chegou a contar com cerca de 1400 pessoas entre militares e simpatizantes. 

Os integrantes da Coluna Prestes realizavam conversas com as pessoas e propagavam uma forte propaganda anti-governo, demonstrando diversas injustiças sociais da época, assim como defendiam reformas políticas e sociais. 

O movimento foi iniciado no Rio Grande do Sul e após quase três anos, percorreu ao menos 11 estados e terminou dividido. Um grupo rumou para a Bolívia, enquanto o outro partiu para o Paraguai. 

Consequências

A Coluna Prestes não obteve êxito no seu principal objetivo que era derrubar o governo, contudo ele foi peça importante no enfraquecimento político da República Velha e abriu caminho para a chegada da Revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas à presidência. 

Além disso, com o fim do movimento, o líder Luís Carlos Prestes foi para a Bolívia estudar marxismo, posteriormente em 1931 foi para União Soviética, só retornou ao Brasil em 1934 de forma clandestina. 

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – História do Brasil: Resumão sobre os três períodos da Era Vargas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?