Guerras Napoleônicas: Entenda a Batalha de Waterloo
A Batalha de Waterloo aconteceu em 1815 em meio às Guerras Napoleônicas. O conflito ocorreu em Waterloo, próximo a Bruxelas na Bélgica.
O conflito ocorreu no contexto das Guerras Napoleônicas e tinha como envolvidos o Primeiro Império Francês que era comandado por Napoleão Bonaparte e a Sétima Coligação que era composta por Reino Unido, Holanda, Reino de Hannover e Prússia.
A saber, a derrota na Batalha de Waterloo acabou com o poder de Napoleão na França, assim como aniquilou suas pretensões de formar um império.
O tema poderá aparecer em provas de vestibulares, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!
Batalha de Waterloo: Contexto Histórico
Depois de ser derrotado e obrigado a abdicar do poder que durava 15 anos na França, Napoleão Bonaparte foi preso na costa italiana.
No entanto, em 1815 ele consegue fugir e marcha sobre Paris em 1 de março de 1815. Desse modo, potências da época declaram guerra contra Napoleão, entra elas: Inglaterra, Prússia e Áustria.
Desse modo, Napoleão acaba ficando obcecado para recuperar seus domínios. Durante esse período, o rei Luís XVIII se refugiou na Holanda.
A Batalha de Waterloo contou comandando o Primeiro Império Francês, Napoleão Bonaparte e Michel Ney. Já a Sétima Coligação contou com o comando de Duque de Wellington (Reino Unido) e Gebhard Von Blucher (Reino da Prússia).
Vale dizer que o império comandado por Napoleão contava com cerca de 73 mil homens, já a Sétima Coligação com 118 mil homens.
A Batalha de Waterloo teve como baixas:
Primeiro Império Francês
- Estima-se 24 mil homens entre mortos e feridos
- 8 mil soldados capturados
- 15 mil desaparecidos
Sétima Coligação
- Estima-se 19 mil homens mortos ou feridos
- 5 mil desaparecidos
A saber, a Sétima Coligação além de contar com um exército maior, também contou com canhões de guerra.
Consequências
A Batalha de Waterloo terminou com a vitória da Sétima Coligação, portanto, colocando fim no governo de cem dias de Napoleão Bonaparte.
Além disso, foi promovido o exílio de Napoleão na Ilha de Santa Helena, até a sua morte em 1821.
Ademais, uma das maiores consequências da Batalha de Waterloo foi o protagonismo que o Reino Unido assumiu na Europa após a queda de Napoleão e o enfraquecimento francês.
E então, gostou de conhecer mais sobre esse tema?
Não deixe de ler também – Revolução Francesa: Resumão para você ir bem na prova de História