Como engajar colaboradores remotos?
Conseguir engajar colaboradores remotos é um grande desafio. Isso se torna ainda mais intenso quando o trabalho a distância foi implementando de uma hora para outra.
Mas, calma! Nem tudo está perdido nesse cenário. O que devemos ter em mente é que precisamos de paciência e estratégias para manter o engajamento do time no trabalho. E para lhe ajudar a começar essa missão, fizemos este guia com dicas. Confira!
Como engajar colaboradores remotos?
Para engajar colaboradores remotos é preciso conhecê-los o máximo que você puder. Entender o comportamento deles, analisar quais são os momentos que são mais produtivos e quais tarefas executam melhor são medidas fundamentais para criar uma conexão maior entre trabalho e colaborador.
Afinal, com todas essas informações você será capaz de delegar funções com mais efetividade. E assim, essa pequena ação já desencadeará efeitos incríveis.
Porém, o engajamento de um time remoto não se resume a isso. Outras ações podem ser colocadas em prática para melhorar o desempenho da equipe como um todo. Veja algumas delas:
1. Realize reuniões de alinhamento com uma periodicidade
As reuniões de alinhamento são indispensáveis na hora de engajar colaboradores remotos. Isso porque com elas você conseguirá apontar quais caminhos cada colaborador deve seguir.
Além disso, será possível tirar dúvidas, ouvir sugestões e acolher as mais diversas demandas da equipe. Essa proximidade melhora o engajamento.
2. Use ferramentas online para organizar as demandas
Use ferramentas de gestão para melhorar o engajamento da equipe e assim fazer com que todos consigam acompanhar o desenvolvimento dos projetos.
A nível de exemplo, existe o Trello, no qual é possível compartilhar com toda a equipe, para que todos executem as tarefas com mais direcionamento.
3. Eleja um canal de comunicação oficial
Eleja um único canal de comunicação oficial. Se for no WhatsApp, faça um grupo. Se for no e-mail, faça com que os seus colaboradores saibam disso.
Escolher um local oficial impede que haja falhas na comunicação. Afinal, quando as mensagens são muito “soltas”, o colaborador pode alegar que não entrou no e-mail, por exemplo. Portanto, crie um método de comunicação eficaz.
4. Dê feedbacks, mesmo que por áudio
Esteja sempre por perto dando feedbacks para cada colaborador. Isso porque na hora de engajar colaboradores remotos você precisa demonstrar que está atento às atividades e resultados que ele proporciona.
Para isso, você pode usar simples áudios do WhatsApp, por exemplo. Ou então, marcar uma vídeo chamada com o colaborador, todas as semanas.
5. Envie mimos personalizados em datas importantes
Nos aniversário, natal, páscoa ou outras datas que são consideradas importantes pelo seu time, que tal enviar mimos personalizados?
Claro que você não precisa investir milhares de reais nisso. Porém, se quiser marcar presença em uma data especial e assim engajar colaboradores remotos, invista em bons mimos. 😉
6. Não se esqueça de reconhecer o colaborador
Por fim, e praticamente o mais importante: não deixe de reconhecer as conquistas dos seus colaboradores. Assim como ocorre no presencial, eles também querem ser reconhecidos pelas vitórias que atingem. Encontre uma forma de reconhecê-los e impulsione ainda mais cada um deles.