A energia radiante ocorre através das reações que acontecem na superfície do planeta e que em grande parte são resultantes da energia vinda do Sol para a Terra.
A energia radiante também é chamada de energia eletromagnética porque é composta de dois campos combinados. Um dos campos é elétrico e o outro é magnético.
Vale destacar que quando falamos sobre radiação recebida, nem sempre nos referimos a radiação como os raios X ou radioatividade. A luz é algum tipo de radiação. Toda luz é uma forma de radiação ou outra.
Saída constante de energia
A radiação solar é a energia da luz do sol. A milhões de quilômetros de distância da Terra, ele fica lá, com todos os tipos de reações nucleares acontecendo.
Ele está constantemente emitindo uma grande quantidade de energia e radiação. Quando a energia e a luz chegam à Terra, não resta muita energia.
Os cientistas descobriram algo chamado constante solar. A constante é a quantidade de radiação que realmente atinge a Terra. Eles dizem que são cerca de 29,4 MJ (Megajoules, uma unidade de energia) para cada metro quadrado de cada dia.
Entrada constante de energia
O fluxo de energia para a Terra é constante. Esse fluxo constante é apenas a quantidade de radiação que atinge o exterior da atmosfera.
A energia do Sol mudou no momento em que atinge a superfície da Terra. No topo da atmosfera você tem 29,4 MJ.
Vemos apenas cerca de 17 MJ de energia na superfície da Terra. Algo tinha que acontecer com a radiação eletromagnética entre o topo da atmosfera e a superfície da Terra.
Energia e certos tipos de radiação eletromagnética (infravermelho e ultravioleta) foram filtrados.
Nem sempre constante na superfície
Vários fatores determinam a quantidade de energia radiante que atinge a Terra. Nosso planeta está a uma distância específica do sol.
Embora tenhamos uma órbita ligeiramente elíptica em torno do Sol, podemos esperar que uma certa quantidade de energia atinja nosso planeta.
Se estivéssemos mais próximos, haveria mais energia atingindo nossa atmosfera e se estivéssemos mais longe, haveria menos energia. Temos também um Sol com características especiais.
À medida que nosso Sol envelhece, ele começa a se expandir. Esse aumento de tamanho afetará a quantidade de energia radiante que atinge nossa atmosfera. A constante solar é baseada na atividade do Sol agora.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre energia radiante?
Não deixe de ler também – Atualidades: como funcionam as fazendas solares?