A energia heliotérmica é gerada pelo calor existente nos raios solares. Dessa maneira, em uma usina heliotérmica, o calor acaba convertido em energia elétrica.
Na usina heliotérmica existem enormes espelhos, refletindo raios solares para um receptor de calor. Posteriormente a energia térmica vai para um local com a presença de um líquido com altíssima temperatura.
Por isso, ele transforma a água em vapor, por meio do processo de vaporização. Ademais, esse vapor faz a turbinar entrar em movimento, fazendo o gerador funcionar.
Desse modo, depois de todo esse processo acontece a geração de energia elétrica, podendo ser utilizada em indústrias e residências.
A energia heliotérmica poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Principais vantagens da Energia Heliotérmica
As principais vantagens da Energia Heliotérmica, são:
- Não gera poluição atmosférica, pois trata-se de uma fonte de energia limpa, além de renovável e segura.
- Mesmo com um alto investimento, com o passar do tempo ela torna-se lucrativa
- Pode ser utilizado um sistema de armazenamento térmico
- Possibilidade de integração com outras fontes de energia
Diferenças com a Energia Solar
Podemos citar como as principais diferenças entre a energia solar e a energia heliotérmica:
- Na energia heliotérmica ocorre somente com o aproveitamento dos raios solares diretos que incidem nos espelhos. Já no sistema de energia solar pode-se aproveitar a luz difusa do sol.
- Nas usinas de energia solar, gera-se a energia elétrica por conta da incidência do sol nas células fotovoltaicas. No caso da heliotérmicas, ocorre o processo por etapas como citamos acima
Potenciais regiões para produção dessa energia e seu uso no Brasil
Os melhores locais para instalação de usinas heliotérmicas são regiões que possuam condições com poucas presenças de nuvens ao longo do ano. Além disso, precisam de altos níveis de radiação solar.
Ademais, no Brasil existem usinas heliotérmicas para pesquisa, são eles:
- Smile I – Localizada na cidade de Pirassununga no estado de São Paulo com capacidade de geração de 100 kw.
- Usina Solar CEFET – instalada em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais, utilizada sobretudo para pesquisa e trabalhos em desenvolvimento
- Smile II – Fica localizada em Caiçara do Rio do Vento no estado do Rio Grande do Norte. Terá capacidade para geração de 100 kw.
- Usina Heliotérmica de Petrolina – Fica em Petrolina, no Pernambuco, e terá capacidade para gerar 1 MW.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Energia Solar: 5 filmes e documentários sobre o assunto.