Enem: veja passo a passo para consultar o local da prova
Local da prova do Enem 2023 foi divulgado pelo Inep nesta terça-feira (23). Veja como realizar a consulta online
A espera acabou. Nesta terça-feira (24), o Inep divulgou oficialmente os locais de prova da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir de agora, todos os candidatos podem abrir a página do participante para encontrar esta importante informação.
Para saber o local da realização do seu exame, é importante identificar o seu Cartão de Confirmação. Neste documento, estarão informações como:
- Local da prova;
- hora da prova;
- data da prova;
- número da inscrição;
- idioma escolhido para aprova (inglês ou espanhol);
- eventuais necessidades de atendimento especializado.
Passo a passo para consultar o local do Enem
Abaixo, listamos um passo a passo do acesso a Página do Participante. Basta seguir este rito para ter acesso ao seu perfil oficial do Enem.
- Acesse a Página do Participante clicando aqui;
- Logo depois da abertura da página, localize e clique no botão azul com os dizeres “Página do Participante”.
- Faça login utilizando suas informações de acesso do gov.br. Será preciso incluir um CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha.
- Após o login, você será redirecionado para a página do participante. É justamente nesta área que é possível encontrar informações restantes, incluindo o local de prova do Enem 2023. Também será nesta área que o aluno poderá ver sua nota meses depois do exame.
Este procedimento, aliás, vai poder ser feito também através do celular. Em todos os casos, o importante é sempre se certificar de que você está usando um navegador atualizado, e abrindo o site oficial.
O estudante também poderá usar este canal para realizar ações como mudanças de informações que foram prestadas por ele em um primeiro momento. Esta é uma dica importante porque é sempre positivo manter este cadastro com informações verdadeiras e atualizadas.
O Cartão de Confirmação não é um item obrigatório na prova, ou seja, o estudante não é obrigado a levar este documento consigo nos dias das aplicações. De todo modo, o Inep recomenda que o candidato tenha o documento consigo, para evitar maiores problemas.
Esqueci a minha senha
Se você esqueceu a sua senha no sistema gov.br, não há problema. Neste caso, basta clicar na opção “esqueci minha senha” na mesma página do login. Logo depois, você vai receber as instruções para redefinir a numeração. Na maioria dos casos, esta recuperação pode ser feita pelo e-mail.
Depois de terminar o processo de modificação da senha, o aluno poderá voltar ao portal, inserir o seu novo login, e realizar todo o procedimento já citado acima.
Local da prova do Enem
Está com o local do Enem em mãos? O próximo passo é pesquisar o endereço desta escola. Uma dica importante é verificar a distância e também o tempo de deslocamento médio até o local.
Para quem tem tempo, outra dica importante é fazer o percurso em um domingo algumas semanas antes da prova para entender exatamente como costuma ser o fluxo do trânsito em dias normais.
Instabilidades
De acordo com relatos de candidatos nas redes sociais, a página do participante estava apresentando algumas instabilidades. Parte destes problemas pode estar sendo causado pelo congestionamento no tráfego do site nas primeiras horas desta manhã.
Neste sentido, uma dica importante é esperar mais um pouco e realizar a consulta mais tarde. De todo modo, também é importante lembrar que não se pode deixar para realizar esta verificação em uma última hora, para evitar maiores problemas.
As provas do Enem
De acordo com o Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser realizado nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. As notas que forem obtidas nestes exames poderão ser usadas pelos estudantes que desejam concorrer a uma vaga no ensino superior.
Através da nota do Enem, será possível entrar em sistemas como:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
- Programa Universidade para Todos (ProUni);
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
- Instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.