O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 será nos dias 13 e 20 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 3,3 milhões de estudantes se inscreveram para a avaliação, em busca de uma vaga na universidade.
A prova do Enem é bastante complexa. Ela cobre matérias e conteúdos relativos ao ensino médio. O estudante precisa se organizar e se motivar constantemente, garantindo a disciplina necessária para se sair bem entre os outros candidatos. A avaliação feita pelo Inep não apenas garante uma vaga na universidade, mas auxilia na obtenção de bolsas de estudo e financiamentos estudantis.
O estudante que deseja se sair bem no Enem deve observar diversos fatores, como por exemplo, conhecer a maneira como a prova é aplicada. Dessa maneira, ele pode direcionar a sua atenção para o que é realmente importante. Ele precisa se preparar com antecedência, buscando uma assimilação do conteúdo estudado.
O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante após ter terminado o ensino médio. É uma prova tradicional, que abriu as portas da universidade para milhões de pessoas. Mesmo conhecido, o estudante ainda tem várias dúvidas relacionadas ao Exame. Dessa maneira, iremos sanar algumas.
As inscrições do exame podem ser feitas por qualquer pessoa, desde que ela esteja no ensino médio ou o tenha concluído. Não há uma idade mínima para a realização da prova. Para se inscrever, o estudante deve ter um documento de identificação, como por exemplo o seu CPF.
a princípio, o Exame é a porta de entrada para as mais diversas instituições de ensino do país. Através do Enem, o estudante consegue entrar em universidades e faculdades públicas, estaduais e federais. Além disso, com um bom resultado, é possível participar de programas como o Prouni e o Fies.
O estudante deve acompanhar o cronograma do Enem. No caso de haver passado a data das inscrições, deve-se procurar se inscrever para o próximo ano. Ademais, é preciso ir até o site do exame, preencher o formulário, criar uma senha, informar se terá a necessidade de um atendimento especial no dia da prova, e finalizar.
Qualquer pessoa estudante ou formada no ensino médio pode fazer o Enem, mesmo quem já possui uma graduação ou pós-graduação. Aliás, vale ressaltar que o formado pode utilizar suas notas para conseguir uma entrada facilitada na universidade. O exame é aberto a todos.
O Enem está aberto para pessoas de todas as idades. No entanto, é importante observar que se o estudante estiver no segundo ano do ensino médio ou em uma série anterior, ele só poderá participar como treineiro. Dessa maneira, sua nota não garante a entrada em uma universidade.
Para participar do exame é preciso pagar uma taxa. Algumas pessoas têm direito à isenção, como por exemplo, o estudante que está cursando a última série do ensino médio em uma escola pública, quem possui um rendimento menor ou igual a um salário mínimo e meio, bolsistas em escolas particulares, pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, etc.
Em 2022 a taxa de inscrição para o Enem custou R$85. É preciso observar que se deve acompanhar os valores para o próximo ano no site do exame. Ela pode ser paga em agências bancárias, dos correios, ou em lotéricas. O pagamento é feito através do Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
O Eenem é dividido em cinco provas, contendo 45 questões objetivas e uma redação. Os conteúdos se dividem em Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Redação, Ciências da Natureza e suas tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.
O candidato ao se inscrever para o Enem, recebe um cartão de confirmação com o endereço do local onde será feita a avaliação. Para acessá-lo, é preciso ir à página na internet alguns dias antes da aplicação do exame. O ideal é conhecer o local para chegar cedo no dia da prova e não perder a avaliação.